Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Agricultura
Nova portaria simplifica irrigação para agricultores

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

A agricultora familiar, assistida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), recebeu a premiação em Brasília por ocasião do lançamento da campanha. “Somos mulheres com direito às políticas públicas, que precisam ser trabalhadas para chegar às mulheres brasileiras do campo e da cidade. Hoje fomos reconhecidas e vamos trabalhar para mostrar a diferença ”, declarou a agricultora.
A campanha, promovida pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), acontece em toda a América Latina e no Caribe e é coordenada pela Sead no Brasil, por meio da Assessoria Internacional de Promoção Comercial (AIPC).
A mobilização tem o objetivo de dar visibilidade às mulheres rurais e ao trabalho que elas desenvolvem, além de proporcionar a troca de experiências entre os envolvidos. “A ideia é realmente identificar, conhecer, acompanhar e dar publicidade às experiências exitosas, seja para estimular outras iniciativas ou para que a sociedade conheça o que a mulher rural realiza no campo ”, ressaltou o secretário especial da Sead, Ricardo Roseno, durante o evento.
Essa é a segunda participação do Brasil na campanha internacional. Hur Ben Corrêa, coordenador da AIPC, departamento articulador da participação do Brasil na ação, explica que a iniciativa oportuniza o compartilhamento de diversas experiências brasileiras com os outros países. “As políticas públicas da Sead são referência para os países do Mercosul, da América Latina e do Hemisfério Sul. Nós temos uma campanha forte aqui e ela é importante não só para as nossas agricultoras, mas para todas mulheres rurais dessas regiões ”.
O conteúdo institucional da campanha será divulgado em quatro línguas (português, espanhol, francês e inglês) com o objetivo de chegar a diferentes partes do mundo. Além de compartilhar experiências e informações sobre as políticas públicas para as mulheres, a campanha conta com a participação da sociedade civil, abrindo espaço para histórias das guerreiras do campo. “São lutas e vitórias que elas carregam nas mãos, às vezes castigadas pelo trabalho, mas enriquecidas pelas histórias, que se cruzam pelo protagonismo que elas possuem no campo, na responsabilidade de garantir o alimento da família, da comunidade e dos brasileiros ”, explica Solange da Costa, coordenadora de políticas para mulheres da Sead.
A campanha tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que apresentam mais de 170 metas para serem alcançadas até 2030 pelos países pertencentes à Organização. #MulheresRurais, mulheres com direitos segue até o dia 25 de novembro, dia internacional de combate à violência contra a mulher.
#MulheresRurais, mulheres com direitos é coordenada no Brasil pela Assessoria de Comunicação da Sead, responsável pela geração de conteúdo portal da campanha, em parceria com diferentes entidades. Acesse o portal:http://www.mulheresrurais.com.br/
Confira o vídeo oficial da campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos:https://www.youtube.com/watch?v=jC9MBMFJ6rw
Confira o depoimento da agricultora Selene Hammer Tesch:https://www.youtube.com/watch?v=lzT5z9y3L4s
Fonte: Incaper





