pube
Geral

Ação para recuperação da mata ciliar do Rio Itapemirim é sucesso

por Redação Conexão Safra

em 24/03/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Internacional das Florestas (21 de março), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou mais uma ação do projeto Mata Ciliar, nesta terça-feira (24), para a recuperação das margens do Rio Itapemirim.

Alunos da escola Narciso Araújo, junto com o prefeito, Dr. Luciano de Paiva, vice-prefeita, Viviane Peçanha, secretário de Meio Ambiente, Tiago Leal e demais autoridades municipais realizaram o plantio de algumas mudas nativas na área entre as duas pontes na Vila, às margens do Rio Itapemirim, como: ingá, paineira, algodão da praia, pitanga, oiti, pata de vaca, angico, goiaba, entre outras.

Antes do plantio, Tiago Leal explicou aos alunos a importância deles estarem fazendo parte da ação. “Cada muda que vocês plantarem vai crescer e beneficiar o Rio Itapemirim. Seus cílios protegem as suas vistas, certo?! É exatamente dessa maneira que essas mudas vão proteger o nosso rio. Temos que cuidar delas ”, diz.

“Teremos, aqui, um espaço de revegetação nativa. O Rio Itapemirim merece ser cuidado e cada um deve fazer a sua parte. O projeto Mata Ciliar está sendo um sucesso e as pessoas estão reconhecendo a importância da contribuição com o Meio Ambiente ”, afirma o prefeito.

Viviane Peçanha ficou feliz em ver as crianças participando: “A conscientização deve vir desde cedo, pois elas são o nosso futuro. Muitas estão plantando uma muda pela primeira vez na vida e nem sabiam que podiam fazer isso. É muito gratificante fazer parte desse momento. ”

Projeto também atende produtores

Os produtores rurais de Itapemirim também podem participar do projeto. O município disponibiliza materiais como mourões, arame para cercas, grampo e formicida, além do monitoramento periódico da área plantada e entrega de mudas para aderir ao projeto.

Os interessados podem procurar a secretaria, localizada na Rua Dr. Aulus Vasconcelos, nº 110, na sede, e realizar o cadastro. O telefone para contato é (28) 3529-6419.









pube