Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Na manhã de quinta-feira (20), foi realizada uma Ação Conjunta de Rastreabilidade nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica. O trabalho teve a participação da Vigilância Sanitária (Visa) de Cariacica e o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cariacica na orientação e fiscalização dos produtores rurais sobre o rastreio dos alimentos.
A iniciativa atende a uma determinação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e busca garantir o cumprimento das exigências da Portaria Conjunta SEAG/SESA Nº 001-R/2017. Os produtores abordados foram previamente notificados e, durante a fiscalização, receberam informações para esclarecer dúvidas e desmistificar mitos sobre o tema.
Os agentes da ação foram separados em equipes para realizar as atividades simultaneamente, contribuindo para a otimização do tempo e o alcance de mais pessoas. Durante a operação, foram verificadas as condições de identificação dos produtos comercializados, incluindo etiquetas de rastreabilidade, registros de origem, nota fiscal e documentação obrigatória.
Os produtores que apresentaram inconformidades receberam orientação sobre como regularizar sua situação, para garantir que os alimentos ofertados atendam aos padrões sanitários e de segurança alimentar.
“A Ceasa-ES reforça seu compromisso com a segurança alimentar e a transparência na comercialização de produtos, buscando sempre parcerias que promovam melhorias e garantam o cumprimento das normativas vigentes”, disse o diretor-presidente da Ceasa-ES, Carlos Cesquim.




