pube
Geral

,I Simpósio Café com Leite reúne mais de 800 pessoas em Iúna ,

por Redação Conexão Safra

em 14/04/2015 às 0h00

3 min de leitura

,I Simpósio Café com Leite reúne mais de 800 pessoas em Iúna ,

pube
Evento contou com pesquisadores renomados para orientar os participantes sobre como aumentar produção de café e de silagem


Centenas de produtores e pecuaristas de Iúna e região participaram do 1º Simpósio Café com Leite de Iúna, realizado na última sexta-feira (10), no Parque de Exposições da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura e Agronegócio, contou com palestras de profissionais renomados do Instituto Procafé, Agroceres, Idaf e Incaper, estandes de empresas do setor agrícola e sorteio de brindes.

E as expectativas para o evento foram superadas. “Estamos muito felizes com o resultado. O conhecimento que os produtores puderam adquirir é algo imensurável. Acredito que todos precisarão se adaptar ao novo mercado do café, em especial, e tenho certeza que essas informações vão trazer muitas melhorias para os produtores e, consequentemente, para o nosso município ”, avaliou o secretário de Agricultura e Agronegócio, João Elias Colombo Horsth.

Um dos pontos altos do Simpósio foi a palestra do engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé, José Bráz Matiello, que falou sobre o uso das tecnologias na cafeicultura de montanha, como ferramenta para aumentar a produção.

“Meu objetivo foi mostrar a importância de renovar e recuperar a lavoura visando a melhoria de produtividade. Hoje, o preço não está muito bom, então, o produtor tem que fazer a renovação da lavoura, observar as variedades de café, os espaçamentos, os cuidados que são necessários. A informação para o produtor é como um adubo, pois é importante ele saber como e o que fazer para colocar em prática na sua propriedade ”, disse Matiello.



O agricultor da Serrinha I, Aldécio Mendes, contou que achou excelente a programação. “Participei de toda a programação e achei excelente. Já tenho o costume de participar de eventos, pois vejo uma oportunidade de aprender e saber as novidades. O que mais me chamou atenção foram as orientações de como proteger e reter água na lavoura, de como fazer caixa seca e irrigação ”.

Já os produtores do ramo da pecuária puderam conferir na palestra do engenheiro agrônomo da Agroceres Multimix, Fernando Costa Duarte, como produzir silagem de qualidade.

“Na região, tem crescido o número de produtores que fazem a silagem, porém ainda não usam técnicas para obter o alimento com máxima qualidade, para que seja vantajoso pra eles. O município está de parabéns por realizar este evento tão importante para a economia local ”, comentou Fernando.

Durante o 1º Simpósio Café com Leite, os inscritos também participaram de sorteios de brindes e de uma moto zero quilômetro, cujos ganhadores foram os agricultores Márcio Batista Lami, do Rio Claro, Pedro Martins Filho, da comunidade de Terra Corrida, e Maria Aparecida da Silva Silveira, da Serrinha II. Almoço com música sertaneja completou a programação.


Fonte: Secretaria de Agricultura e Agronegócio


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!