pube
Geral

10º Simpósio Estadual do Café e VII Feira de Insumos

“Colheita e pós-colheita, uma questão de sobrevivência” será o tema discutido

por Redação Conexão Safra

em 20/09/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
“Colheita e pós-colheita, uma questão de sobrevivência ” será o tema discutido no 10º Simpósio Estadual do Café e VII Feira de Insumos agendado para os dias 21 a 23 de setembro em Vitória.


A cada dois anos o Cetcaf (Centro Tecnológico de Desenvolvimento do Café) organiza o evento, que nesse ano reunirá cerca de 300 produtores rurais para debater além das questões de mercado, e da competitividade do café brasileiro, todas as nuances que envolvem o delicado processo de colheita e pós-colheita enfatizando-se não só a colheita em si, como também a atual situação da secagem do café.

Nesta 10ª edição o objetivo será focado na necessidade de redução de custos no processo, sobretudo a produção de cafés que possam atender em volume aos paladares de um consumidor cada vez mais exigente. Todo o segmento café estará presente, desde a produção até os elos finais da cadeia de consumo.

Os debates pretendem valorizar a pujante cafeicultura capixaba, seja ela de conilon ou arábica. O Simpósio contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Gomes de Souza Neto que fará a apresentação do Programa “PEDEAG 3 ” e Carlos Henrique Jorge Brando da P&A Marketing responsável pela Conferência: Competitividade dos Cafés Brasileiros.

Já Jorge Luiz Nicchio, presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, ficará responsável por abordar o Cenário Mundial para a Cafeicultura: Tendências e Desafios.

As questões ligadas ao Programa de Estímulo à produção de cafés especiais e comercialização de micro lotes de café serão apresentadas por José Eugênio Vieira, superintendente do SEBRAE- ES e o Revolvimento Automático do Café no Terreiro Coberto, Fabiano Tristão Alixandre do Incaper de Brejetuba. José Antônio Lani, pesquisador do Incaper, falará sobre Colheita Mecanizada do Café e Redução do Custo de Colheita. E finalmente, os temas: Mercado de Fertilizantes e Tecnologias para a produzir mais e melhor receberá a explanação de Tales Graciano Coelho, Gerente Técnico da Fertilizantes Heringer e Cafeicultura e o Desenvolvimento Sócio-econômico do ES por Luiz Paulo Veloso Lucas, presidente do BANDES.

Serviço:
10º Simpósio Estadual do Café e VII Feira de Insumos
Data:
21 a 23 de setembro de 2015
Local:
Auditório do Palácio do Café.
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 675 – Vitória &ndash, ES.

Assessoria de Comunicação CCCV

pube