Mais lidas 🔥

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja


Na próxima sexta-feira (03) Linhares será oficialmente uma cidade do norte do Espírito Santo que vai entregar uvas ao mercado consumidor. Os parreirais dos produtores Giovani Rigoni e Osvaldino Neto serão abertos para a primeira colheita. As uvas fazem parte do Plano Municipal de Fruticultura, da Prefeitura.
A plantação está localizada na região de montanhas do município, na comunidade de São Judas, no distrito de São Rafael. A abertura do parreiral será às 16 horas e vem acompanhada de boas notícias: o anúncio da ampliação do polo com a entrega de 1,9 mil mudas frutíferas das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”, aos produtores interessados no cultivo.
Também haverá apresentação de danças italianas com a apresentação do Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa.
A expectativa do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares é de que o Polo Alto São Rafael chegue ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva, nas mil plantas distribuídas.
“Parabenizo o empenho dos produtores por abraçaram o programa e os técnicos pela dedicação em orientá-los. Essa cultura desde o início tem gerado novas oportunidades e, inclusive, estamos planejando ações técnicas, de colheita, cultural, turística e esportiva para movimentar a comunidade em torno da colheita da uva”, destacou o secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.
Giovani Rigoni, um dos produtores de uva de São Judas já está pensando até em fazer um novo plantio da fruta numa área que é destinada hoje ao café.
“A formação da lavoura saiu melhor que imaginava e eu não tinha experiência alguma com a uva. Fico encantado quando olho para o meu parreiral. Eu já tive pequenos parreirais, mas não tinha noção de plantio e de poda, por exemplo, agora, com o acompanhamento da prefeitura e de parceiros, é outra realidade e minha intenção é plantar mais”, disse o produtor.

Polo de uva será ampliado
Nesta sexta-feira, também será anunciada a ampliação do polo no distrito de São Rafael. Serão disponibilizadas pelo Município 1,9 mil mudas frutíferas das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”.
Cada produtor receberá no máximo a quantidade de mudas para formação de até uma hectare da fruta, conforme descrição do edital.




