pube
Fruticultura

Linhares lança programa pioneiro em fruticultura

O programa vai coordenar as ações estratégicas para Polos Especializados com o incentivo de novas culturas frutíferas como goiaba, uva, acerola, graviola e caju

por Redação Conexão Safra

em 28/11/2018 às 0h00

4 min de leitura

Linhares lança programa pioneiro em fruticultura

O prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou, na tarde desta quarta-feira (27), a elaboração do Programa Municipal de Fruticultura, primeiro de fomento para implementar novas cadeias produtivas exclusiva do setor no Município. O programa vai coordenar as ações estratégicas para implementar as cadeias produtivas da fruticultura local, desde a produção até a comercialização com a implantação de Polos Especializados com a finalidade de desenvolver o setor de forma moderna, sustentável e competitiva.


A iniciativa é mais um eixo do Plano Agro da secretaria municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento que é colocado em prática. Atualmente Linhares é destaque na produção de maracujá, coco, banana, laranja e goiaba, além de ser o principal exportador de mamão papaia para os Estados Unidos e alguns países da Europa. Após o início dos trabalhos, a consultoria irá realizar uma série de reuniões técnicas, com empresas do mercado e com as comunidades, além de estudos nas regiões, para a construção do programa.


O programa será elaborado por meio de uma consultoria especializada, com a participação de instituições do segmento e entidades representativas de produtores, levando em consideração as condições climáticas e de relevo, as exigências de cada cultura e a aptidão dos produtores rurais das comunidades linharenses que serão envolvidas no Programa. A fruticultura em geral é o principal arranjo produtivo local de Linhares gerando 3.533 empregos pelas 300 empresas locais na produção e no beneficiamento, segundo dados do Instituto Futura e da Agência de Desenvolvimento de Linhares (Adel).

pube


(*Fotos: Divulgação)


De acordo com o secretário da pasta, Franco Fiorot, o município possui condições climáticas e de solo para aumentar a produção de frutas ampliando a participação da atividade nas economias linharense e capixaba. “O setor possui grande potencial de geração de renda e empregos e, com a melhoria dos padrões de qualidade, podem-se ampliar os mercados consumidores, inclusive para exportação”, acrescenta o secretário.


O objetivo do Plano que será elaborado é o de estabelecer novos polos de frutas no município de acordo com as aptidões locais. Franco Fiorot ressalta que a qualificação e capacitação de técnicos e agricultores também terá prioridade dentro do programa, assim como ações de defesa sanitária vegetal e de produção de mudas de qualidade, e, principalmente buscar e incentivar a diversificação da propriedade rural, gerando renda e também, fixar as famílias no campo.


De acordo com Aureliano Nogueira da Costa, pesquisador especialista em fruticultura que também participou do encontro, o plano objetiva incentivar a fruticultura como mais uma opção dentro da propriedade, aproveitando o potencial da agroindústria local e gerando mais renda para o produtor. “Novas culturas frutíferas como goiaba, uva, acerola, graviola, caju, podem ser fomentadas após avaliar as viabilidade técnicas que serão analisadas durante a elaboração do Programa”, destacou.


O prefeito de Linhares Guerino Zanon disse que o objetivo do programa é gerar renda, emprego e mais desenvolvimento para o Município. “O programa vai englobar os pequenos e grandes produtores. Nosso objetivo é o de aumentar a produtividade e a qualidade das frutas produzidas, garantindo a sustentabilidade do setor. Agindo dessa forma, a Prefeitura estará contribuindo para aumentar a oferta de frutas para o mercado, o que gera emprego e renda, e consolidando Linhares como um grande polo de produção e industrialização de frutas no Espírito anto e no Brasil”, disse Guerino.


O evento contou com as presenças de vereadores e de representantes do setor: Rodrigo Martins , presidente da Brapex e empresário do setor de fruticultura, Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares, Pedro Soares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares, Lucas Calazans, chefe regional do Incaper, Dione da Silveira, chefe do escritório do Idaf em Linhares, Adriano Souza, representante da indústria Trop Frutas do Brasil e Leão Alimentos, Erli Ropke, técnico especializado em fruticultura e empresário, Jaques Mazzei, empresário do setor de fruticultura, Geraldo Fereguetti e Geraldo Mognato, consultores da empresa Nortes Consultoria contratada para realizar o trabalho, Aureliano Nogueira da Costa, pesquisador especialista em fruticultura e
colaborador do projeto, e Rafael Breda Buffon, diretor da Secretaria de Agricultura. (*Fonte: AssCom Prefeitura de Linhares)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!