pube
Fruticultura

Ifes Itapina receberá investimentos para implantação de Polo de Fruticultura

por Assessoria de Imprensa Ifes

em 01/04/2022 às 11h53

2 min de leitura

Ifes Itapina receberá investimentos para implantação de Polo de Fruticultura

Foto: divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes Campus Itapina sediou na última  quarta-feira 30, evento de  implantação do Polo de Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo. O Projeto é coordenado pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo – CCAE/UFES e contará com a participação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Ceunes da Ufes, dos Campi de Itapina, Barra de São Francisco e de Montanha e também da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O Campus Itapina receberá recursos para investir em duas áreas de cultivo de frutas, sendo que uma delas já foi definido que será a uva. O objetivo é dedicar-se a um cultivo de alta tecnologia para que o Campus torne-se uma vitrine para os produtores da região, além de ser uma extensão da sala de aula para os estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação da instituição.

pube

O investimento inicial é de 80 mil reais e será aplicado na implantação das duas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), que servirão de vitrine para os produtores. Posteriormente o campus receberá outro investimento de 100 cem mil reais para melhorar a infraestrutura das URTs. Este investimento terá como objeto as áreas de cultivo, assistência técnica e mão-de-obra nessas unidades.

De acordo com a coordenadora do Projeto no Campus Itapina, Cristiani Campos Martins Busato, “termos a oportunidade de investir no cultivo da uva, implantando novas tecnologias, além do cultivo de uma nova fruta que será introduzida. A assistência técnica aos produtores de municípios vizinhos será importante para estreitar ainda mais os laços de parceria com relação à extensão rural no Ifes“.

A reunião contou com a participação do Diretor-Geral do Campus Itapina, professor Fabio Lyrio Santos, de representantes das prefeituras de Marilândia, Baixo Guandu, São Domingos do Norte, Alto Rio Novo, Governador Lindemberg, Pancas e Colatina, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e Consórcio Público da Região Noroeste do Espírito Santo – CIM Noroeste.