Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de lançar o estudo da Cadeia Produtiva do Cacau no Espírito Santo, na 4ª edição da Coleção Fruticultura Capixaba. A coleção contempla as principais cadeias produtivas da fruticultura no Estado e os volumes já publicados estão disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha.
Nesse contexto, a fruticultura é uma atividade desenvolvida em todas as regiões do Espírito Santo e apresenta grande importância econômica, sendo responsável por aproximadamente 11,8% do valor bruto da produção agropecuária do Estado, só em 2020.
Dentre as frutas já estudadas e com resultados já publicados também estão, abacaxi, banana e mamão. O estudo completo incluiu 13 diferentes frutas e foram entrevistados ao todo 1.265 produtores e 64 empresas, em sua maioria agroindústrias que processam frutas. Já para a cadeia produtiva do cacau foram entrevistados 122 produtores de cacau e 23 empresas que atuam na cadeia.
De acordo com a pesquisadora do Incaper e coordenadora responsável por esta coletânea, Edileuza Aparecida Vital Galeano, a cadeia produtiva do cacau tem se apresentado em expansão no Estado. “Com os estudos e seus resultados, podemos diagnosticar as condições de produção e de comercialização do cacau, propor soluções para a melhoria das condições de geração e apropriação de renda associada a esse tipo de produção, bem como acompanhar indicadores estratégicos para o desenvolvimento da fruticultura no Estado e planejar políticas públicas”, explicou.
Todas as edições da Coleção Fruticultura Capixaba tornaram-se possíveis de serem realizadas, com o apoio dos parceiros, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Confira os Seminários on-line, no canal do Incaper, no Youtube, Coleção Fruticultura Capixaba:
Abacaxi: https://www.youtube.com/watch?v=zXfRdvSXVxA
Banana: https://www.youtube.com/watch?v=izcIzoblNdE
Mamão: https://www.youtube.com/watch?v=nY–PH1Xn9s
Cacau: https://www.youtube.com/watch?v=E5lalfUWrJ4
Confira os outros livros da Coleção Fruticultura Capixaba:
Cadeia Produtiva do Abacaxi no Espírito Santo:
Cadeia Produtiva da Banana no Espírito Santo:
Cadeia Produtiva Mamão no Espírito Santo:




