Exportação

Vice-presidente está no ES para assinar resolução que cria ZPE

O Governador do Estado, Renato Casagrande recebeu, nesta quinta-feira (27), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin e Renato Casagrande
Foto: Helio Filho/Secom-ES

O Governador do Estado, Renato Casagrande recebeu, nesta quinta-feira (27), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin para um café em seu gabinete, no Palácio Anchieta. Na pauta, assuntos referente ao desenvolvimento do Espírito Santo. Durante a visita de Alckmin ao Estado será assinada a resolução que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz, durante o evento de celebração dos 65 da Findes, no Ilha Buffet, no Álvares Cabral, em Vitória.

Pela manhã, participaram do café com o vice-presidente o vice-governador, Ricardo Ferraço; o senador, Fabiano Contarato; os deputados federais, Helder Salomão, Gilson Daniel, Jakeline Rocha e Paulo Foletto; o diretor-presidente do DER, Freitas; o Subsecretário de Desenvolvimento, Ricardo Pessanha e Pedro Guerra, chefe de gabinete do vice-presidente.

O que é uma ZPE?

Segundo o portal gov.br, as Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

“As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. Para o Brasil, além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social”, informa o portal governamental.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos