pube
Eventos

Simpósio do Papaya Brasileiro segue até sexta (23) em Linhares

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 19/09/2022 às 10h40

2 min de leitura

Simpósio do Papaya Brasileiro segue até sexta (23) em Linhares

Foto: divulgação

Linhares, que é considerado o maior polo de exportação de mamão papaya do Brasil, sediará pela primeira vez o Simpósio do Papaya Brasileiro, que está em sua 8ª edição. O evento que começa nesta terça (20) e segue até na sexta (23) no auditório da Findes, promove um intercâmbio técnico-científico e de mercado, que integra agentes da cadeia produtiva como instituições de ensino, pesquisa, extensão e segmentos da comercialização e da exportação.

Dentre os assuntos que serão abordados estão: produção de mercado do mamão no Brasil e no mundo; limitações tecnológicas e demandas da produção e exportação do mamão no Brasil; normativas do Ministério da Agricultura: rastreabilidade, resíduos e higienização das instalações e frutos de mamão; pragas e doenças do mamoeiro, manejo, controle biológico e minor crops; e inovações tecnológicas para o aumento da produtividade e qualidade do mamão.

pube

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que a realização do simpósio em Linhares mostra a força da cadeira produtiva que contempla produtores, exportadores, empresas e as ações proativas do município, voltados à fruticultura e agronegócio.

Receber esse simpósio nos impulsiona a investirmos e inovarmos nessa cadeira produtiva, mantendo os índices positivos de um fruto que é motivo de muito orgulho e projeta Linhares no cenário mundial nesse segmento”, enfatizou o secretário.

O evento é uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), Associação Brasileira de Exportadores de Mamão Papaya (Brapex), Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura e outros parceiros institucionais.

Mamão de Linhares

Em Linhares, que é uma referência brasileira na exportação do fruto, são produzidos e exportados dois tipos de mamão: o formosa e o papaya, este último com maior volume de produção. Os frutos são exportados, em sua grande maioria, para os Estados Unidos e países da Europa.