pube
Eventos

Senar encerra projeto Agrinho 2022 com espetáculo circense e muita alegria

por Redação Conexão Safra

em 21/12/2022 às 16h58

5 min de leitura

Senar encerra projeto Agrinho 2022 com espetáculo circense e muita alegria

Fotos: Kátia Quedevez

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e os sindicatos rurais, premiou professores, coordenadores e alunos vencedores do Programa Agrinho 2022. A abertura do evento, que aconteceu nesta terça-feira (20), no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, foi uma atração à parte. A magia do circo tomou conta dos participantes e arrancou aplausos e gargalhadas da criançada e também dos adultos.

A premiação incluiu notebooks, tablets, smartphones e bicicletas para os alunos de escolas municipais rurais, com idade entre quatro e 16 anos. Para o 1º colocado na Categoria de professor o prêmio foi um carro 0km. A grande vencedora foi a professora Yasnaia Amélia Peterle Marques, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Isabel, Domingos Martins. Ela venceu com o projeto “Um Olhar Para a Comunidade”, desenvolvido com alunos do 9º ano.

“Minha idealização foi realmente olhar para dentro da comunidade, enxergar os estudantes com forma diferenciada visando não só o que está sendo explicado dentro de sala de aula. Eu realmente tentei trazer a comunidade para dentro da escola para que eles entendessem a escola como uma parceira, como alguém que acolhe. Mostrar que a educação pode ser diferente e tem que ser diferente. Eu acredito que o olhar do professor muda tudo. Se a gente tiver um olhar diferente a gente consegue ter uma educação diferente também”, explicou a professora.

Para Julio Rocha, presidente da Faes, “Foi muito gratificante ver reunidos tantos rostos que representam a educação no nosso Estado, além de muitas crianças que representam o futuro disso tudo. Principalmente quando tratamos de um tema tão importante como o deste ano, que foi a sustentabilidade, algo que é essencial também para o nosso segmento do agro. Só temos a agradecer aos prefeitos, secretários, sindicatos rurais, além dos nossos queridos professores e coordenadores, pelo empenho em realizar este projeto todos os anos”.

A superintendente Senar-ES Letícia Simões destacou o retorno do evento após dois anos de interrupção devido à pandemia e sobre a expectativa para 2023. “É muito importante para nós do Senar ver esse evento voltar a acontecer após dois anos parado. Poder, novamente, dar destaque e a importância merecida a quem faz nossa sociedade melhor. A educação é essencial para a formação e transformação do cidadão. E é cuidando e educando que podemos ter a perspectiva de um futuro melhor. Foi uma festa linda, lúdica e mágica. Ano que vem esperamos poder fazer muito mais!”.

pube

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae no Espírito Santo, diz que o projeto é uma oportunidade de trabalhar com os alunos temas  muito relevantes para sua formação, por isso o Sebrae tornou-se parceiro do projeto. “O Sebrae não poderia estar fora. O Senar nos convidou e participamos pela primeira vez e certamente iremos avançar nos próximos anos ajudando o Senar na ampliação deste projeto. Ver essas crianças podendo participar de um projeto como Agrinho, é muito satisfatório, um projeto que dá oportunidade de desenvolver temas ligados ao agro, preservação da água, sustentabilidade e tantos outros, fazer com que elas comecem a trabalhar com assuntos relevantes como esses, realmente muito importante. Um projeto como o Agrinho ajuda pensar a maneira correta de produzir, de conviver com a natureza, com os alimentos, desperta no ambiente escola assuntos que muitas vezes não são percebido“.

A vencedora na categoria coordenadora escolar foi  Vanessa de Cássia Sotele, de Itaguaçu. Ao todo foram entregues 125 prêmios aos melhores trabalhos classificados em cada uma das 14 categorias, sendo:

5 premiados na Educação Especial – Desenho. O primeiro lugar ficou com o aluno Guilherme de Oliveira Morais.

5 premiados na Educação Especial – Produção Textual. Em primeiro lugar ficou a aluna Isadora Cesário.

10 premiados na Educação Infantil: A vencedora foi a aluna Ana Clara Vidal

10 premiados na Educação Fundamental, do 1º ao 9º ano.

1º ano: Jammili de Sousa Silva

2º ano: Nicolly Vieira dos Santos

3º ano: Guilherme Bernardo Paixão

4º ano: Évellin Schaeffer

5º ano: Geovana Aparecida Rhein Fonseca

6º ano: Lavínia Maia Vieira

7º ano: Gabriela Antunes Clemente

8º ano: Lavínia Silva Lopes

9º ano: Gabriela Taufner da Silva

 

Agrinho

O Agrinho é um programa de responsabilidade social, que nesta edição recebeu apoio do Sebrae/ES, voltado para alunos regularmente matriculados em escolas municipais rurais, com idade entre 04 e 16 anos, que incentiva a discussão de assuntos importantes para a sociedade. Em 2022, o tema trabalhado foi “Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade”. Este tema envolve a saúde como uma questão econômica, ambiental e social.

Números o Agrinho 2022: 56 municípios, 66 mil alunos, 4.900 professores e 662 escolas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!