pube
Eventos

Sementes de palmeira juçara serão lançadas em Alfredo Chaves durante evento de voo livre

por Assessoria de Comunicação do Incaper

em 25/05/2022 às 7h50

2 min de leitura

Sementes de palmeira juçara serão lançadas em Alfredo Chaves durante evento de voo livre

Foto: Arquivo/Incaper

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e vão ser lançadas no distrito do Vale de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, durante o evento de Voo Livre do Espírito Santo e do Brasil, realizado nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio.

A competição vai contar com mais de 70 pilotos inscritos, que vão lançar um número equivalente a 200 quilos de sementes, advindas da agroindústria Açaí Juçara, parceira do escritório local do Incaper em Rio Novo do Sul.

pube

De acordo com informações encontradas no livro “Palmeira Juçara: Patrimônio Natural da Mata Atlântica no Espírito Santo”, disponível na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper, o fruto nativo é uma espécie de símbolo da Mata Atlântica, tanto pela importância quanto pelo valor cultural e interesse econômico. Também tem importantes funções ecológicas, como alimento para a fauna e na conservação de recursos hídricos e florestais.

A produção de polpa proveniente dos frutos da juçara é uma alternativa de uso promissor, pelo valor nutricional e pela perspectiva de rendimento financeiro, além de outros aspectos. O valor nutricional da polpa do fruto da juçara, por exemplo, supera a do açaí, por ser mais rica em alguns nutrientes minerais, como potássio, ferro e zinco.

“Essa rede de relacionamento que a instituição dispõe é grande responsável por gerar resultados para o meio ambiente e renda para gerações futuras, tendo em vista que este fruto é processado e comercialmente muito bem aceito no mercado. Essa ação também nos traz a possibilidade da inclusão social de famílias que residem no Vale da Cachoeira Alta”, disse o extensionista do escritório local do Incaper em Alfredo Chaves, Marcelo Ladeia.