Mais lidas 🔥

Reconhecimento Internacional
Azeite do Espírito Santo ganha medalha de ouro em concurso internacional

Diversificação no campo
Nova aposta no campo: gengibre pode transformar a agricultura em Venda Nova do Imigrante

Avicultura e suinocultura
Mão de obra diversa ajuda a fortalecer a cadeia de aves e suínos no Espírito Santo

Pecuária em destaque
Exponel Ouro impulsiona a imagem do Espírito Santo na bovinocultura de corte

Agronegócio em destaque
Mercado do café em alta: exportações brasileiras crescem em maio

A agricultura fluminense ganhou destaque no primeiro Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, o Rio+Agro, que tem como foco a tecnologia e inovação. O evento reuniu grandes nomes do setor, no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Foram mais de 50 palestras, dez delas internacionais, ao longo dos cinco dias de evento.
Com muitos debates e rodas de conversas sobre desenvolvimento sustentável, pesquisa científica e políticas agrosocioambientais, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da empresa vinculada, Pesagro-Rio, apresentou o Macro Programa Inova. O programa inédito tem como objetivo desenvolver tecnologias sustentáveis para a produção de frutas, raízes, tubérculos, grãos e cereais.
Também faz parte do Inova Pesagro, o trabalho sobre a formação de florestas sustentáveis para a agricultura familiar, visando proporcionar melhoria da flora, fauna, recursos hídricos, elevação de lençol freático nas áreas produtivas próximas a floresta.
Além disso, os visitantes puderam conhecer e desfrutar das delicias do agro do Rio de Janeiro. Estiveram presentes mais de 20 produtores rurais beneficiados pelo programa de fomento agropecuário e tecnológico da pasta, o Agrofundo, que oferece aos agricultores fluminenses empréstimos a juros baixos.
– Essa interação é de extrema importância para valorizar a nossa agricultura. Além de apresentarmos os nossos programas e ações aos participantes, temos a oportunidade de ouvir e entender as demandas dos agricultores e apresentar soluções que impulsionem ainda mais o crescimento da economia – ressaltou o secretário de Agricultura, Dr. Deodalto.
Para o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária foi fundamental para destacar o processo de discussão sobre a agrosustentabilidade no Rio.
– O agro não é inimigo do meio ambiente e vice-versa. Temos um desafio enorme nos próximos anos: aumentar a produtividade, preservando e restaurando áreas degradadas. Isso só é possível com inovação e tecnologia e eventos como o Rio+Agro são importantíssimos para avançarmos nesse sentido, ampliando a discussão para o nível nacional e buscando mais recursos para implementação de projetos inovadores – destacou o presidente.




