Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Agricultura
Nova portaria simplifica irrigação para agricultores

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

O Espírito Santo vai sediar, em setembro e outubro de 2025, quatro edições do Abeta Conecta, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O evento vai qualificar operadores de serviços, guias, agências e empreendedores que oferecem atividades de ecoturismo e turismo de aventura, contribuindo para a profissionalização e a governança do setor no estado.
As capacitações serão realizadas em quatro regiões turísticas capixabas: região Central, em Pancas, de 15 a 17 de setembro; Sul, em Guarapari, de 19 a 21 de setembro; Caparaó, em Iúna, de 24 a 26 de setembro e região Serrana, em Venda Nova do Imigrante, de 29 de setembro a 1º de outubro.
Cada edição terá 30 vagas, totalizando 120 oportunidades para participação. O investimento é de R$ 250,00 e as inscrições devem ser feitas mediante manifestação de interesse e análise de perfil dos candidatos.
Segundo Leandro Tononi, coordenador do núcleo de turismo do Sebrae/ES, o evento é uma oportunidade estratégica para quem atua no segmento:
“O Abeta Conecta é pensado para fortalecer negócios, ampliar a rede de contatos e garantir que os empreendedores estejam preparados para atender, com segurança e qualidade, a demanda crescente por experiências em natureza e aventura no Espírito Santo.”
A programação inclui palestras, oficinas práticas e atividades de integração, abordando temas como gestão de negócios, segurança, marketing e tendências do ecoturismo.
Empresários, guias e operadores interessados podem fazer sua inscrição pelo formulário on-line.
Serviço
Abeta Conecta
Público alvo: empresários, guias e operadores que desejam trabalhar com turismo de aventura
Investimento: R$ 250
Formulário de inscrição para todas as edições (30 vagas por evento)
15 a 17 de setembro – Abeta Conecta Central – Pancas
19 a 21 de setembro – Abeta Conecta Sul – Guarapari
24 a 26 de setembro – Abeta Conecta Caparaó – Iúna
29 de setembro a 1º de outubro – Abeta Conecta Serrana – Venda Nova do Imigrante



