pube
Eventos

Maior congresso de governança do país começa nesta terça (30), em Vitória

por Assessoria de Imprensa

em 29/11/2021 às 16h06

3 min de leitura

Maior congresso de governança do país começa nesta terça (30), em Vitória

Obras paralisadas, falhas de planejamento, pouca assertividade na medição dos empreendimentos públicos. Estes são alguns dos temas que serão abordados durante o maior Congresso de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade na Área Tecnológica do país, a ser realizado pelo Conselho de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e pela Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES), entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória (ES).

Na pauta do encontro, a expectativa aponta também para abordagens ligadas a adoção das práticas de governança e compliance no setor público. “Precisamos criar no setor público o hábito da conduta ética, fomentar uma cultura de denúncias de irregularidades, de controle da corrupção, de repressão aos costumes que envolvem desvio de recursos e do banimento de privilégios nas relações público-privadas. Isso traz mais transparência para os profissionais e para a sociedade”, explica o advogado do Crea-ES Brício Alves.

pube

O modelo de fiscalização profissional e de serviços de Engenharia adotado pelo Crea-ES desde o início deste ano tornou-se referência no país e será apresentado a centenas de profissionais. “As boas práticas adotadas pelo Conselho, que ultrapassou suas funções exclusivamente legais, passando a intervir diretamente em ações de defesa da sociedade, serão apresentadas aos Creas de todo o Brasil como um modelo a ser seguido no sentido de valorizar o profissional e proteger a população”, disse o presidente do Conselho, Eng. Jorge Silva.

A extensa programação do Congresso de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade contará ainda com painéis que tratarão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas organizações, das perspectivas do mercado da construção civil e os desafios da mobilidade urbana, das novas leis de Licitações (14.133/2021) e Licenciamento Ambiental, Segurança Alimentar, perspectiva da produtividade de alimentos, reuso da água para irrigação e a utilização de biogás como fonte de energia térmica, elétrica e de uso automotivo.

Além de presidentes e profissionais dos Creas de todo o Brasil e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o congresso contará com a presença de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal e da Superintendência Regional do Trabalho.

Congresso governança Vitória 1_page-0001

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!