pube
Eventos

Exposul Rural 2023 abre novas fronteiras para o agronegócio capixaba

por Fernanda Zandonadi

em 10/02/2023 às 14h49

3 min de leitura

Exposul Rural 2023 abre novas fronteiras para o agronegócio capixaba

Foto: Fernanda Zandonadi/Conexão Safra

Mais do que uma exposição agropecuária, a Exposul Rural é um ponto de encontro para quem quer rever amigos, clientes e fornecedores, conhecer práticas sustentáveis e inovadoras de produção agropecuária e, claro, fazer bons negócios. E na edição de 2023, que acontece entre os dias 4 e 7 de maio no novo Centro de Eventos do Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, a conexão com novos mercados potencialmente compradores dos produtos capixabas ganhou atenção especial.

“Vamos manter nosso foco em negócios, sustentabilidade, tecnologia e inovação. E quando falamos desses tópicos, falamos em abrir novas fronteiras e fazer com que os produtos do Sul capixaba cheguem a outros países, e encontramos o caminho da Europa. Sempre foi um desafio exportar o “agro sabor”. Não o “agro commodity”, mas o agro café especial, da geleia, produtos vegetais e artesanatos. Então, neste ano, faremos este caminho entrando por Portugal. Uma comitiva do país europeu estará na Exposul e uma comitiva brasileira estará na Expofacic, que acontece em Portugal no final de julho”, explica Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, em um café da manhã promovido nesta sexta-feira (10) para apresentar as novidades da feira.

pube
Exposul Rural Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim

Foto: Fernanda Zandonadi/Conexão Safra

A Exposul Rural vai além dos quatro dias do evento, anda de mãos dadas com o progresso do Sul do Espírito Santo e foi força motriz para a ampliação do Parque de Exposições de Cachoeiro. “Sonhamos com a Exposul Rural há seis anos e ela cresceu tanto que surgiu a necessidade de ampliação do próprio parque. Com as interlocuções que temos com os governos federal e estadual, conseguimos, por meio de uma emenda do deputado federal Evair de Melo, dar o primeiro passo, que era transformar os três pavilhões em um único, que tornou-se o maior do Espírito Santo”, salienta o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Exposul Rural Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim

Foto: Fernanda Zandonadi/Conexão Safra

Exposul Rural: um caminho de vitórias

Para a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, a Exposul já é um projeto vitorioso por ser a maior feira do Espírito Santo que trabalha exclusivamente com o agronegócio e fomenta a inserção da mulher no mercado agro e econômico. “A Exposul rural não atinge só municípios do Sul ou entorno, mas todo o Espírito Santo. Mais ainda agora, com a novidade de parceria com Portugal. E isso faz parte da missão do Senar de estar ao lado dos produtores, com a formação profissional rural, qualificação principalmente as famílias rurais e a promoção social das pessoas do campo, além da assistência técnica e gerencial”.

Se a feira é um local de encontros, é também um local de fazer negócios que vão perdurar por todo o ano. Empreendedorismo em sua forma pura. “É um casamento que dá muito certo. Os empreendedores, na feira, conseguem acesso a novas informações que podem aplicar no dia a dia ou que os estimulem a entrar numa nova atividade. Cada ano que passa, a Exposul se reinventa. A parceria com Portugal é uma janela que se abre para mostrarmos os nossos produtos e, no futuro, exportar. Só vem a agregar”, avalia o assessor do Sebrae ES, Abdo Gomes.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!