pube
Eventos

‘Espírito Madeira- Design de Origem’ abre suas portas em Venda Nova

por Assessoria de Imprensa

em 14/09/2023 às 15h59

10 min de leitura

‘Espírito Madeira- Design de Origem’ abre suas portas em Venda Nova

Foto: divulgação

Prepare-se para mergulhar em um mundo de conhecimento, criatividade e cultura da madeira na “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”. O evento começou nesta quinta-feira (14) e segue até sábado (16), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Com entrada gratuita, a Feira promete uma experiência única para todos os visitantes.

Um evento que promete cativar quem busca se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a mais de 160 expositores, sendo ao menos 80 empresas que compõem a cadeia produtiva e outros de empreendedores selecionados pela Aderes e Sebrae/ES.

Idealizada por Antônio Nicola Brazolino e Paula Maciel, a “Espírito Madeira” é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Prefeitura de Venda Nova. Além disso, conta com apoio Este evento é realizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e apoio do Sebrae/ES, Aderes, IEL, Governo do Estado do Espírito Santo, Grafitusa, SindMadeira, Ufes, Sindimol, SindMóveis e Amunes, com patrocínio da Findes/Sesi/Senai, Sicoob, Crea-ES e Placas do Brasil e acessibilidade em Libras Klumie.

O objetivo é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação e já é considerado o maior do setor produtivo de madeira do Brasil.

A “Espírito Madeira” engloba diversos nichos do empreendedorismo capixaba. O setor madeireiro e moveleiro abrange desde o cercamento de áreas rurais até a produção de estacas para o cultivo de pimenta-do-reino, além de ter aplicações na construção civil, acabamento de obras, embalagens, estofados, colchões e caixões.

A programação completa da Feira pode ser acessada no site www.espiritomadeira.com.br. Neste link, também é possível conhecer o time de conteudistas no comando dos painéis e oficinas nos três dias de programação, assim como o credenciamento antecipado para evitar filas na entrada do evento. O horário de funcionamento da Feira será das 13h às 22 horas.

Destaques do evento:

Olimpíadas da Madeira- A competição vai destacar a habilidade, a força e a técnica de quem trabalha com grupiões e machados, ferramentas tradicionais no corte de toras de madeira, combinando técnicas antigas com o espírito esportivo moderno. Está prevista para esta quinta-feira (14), às 18 horas, sexta (15), às 18h30, e sábado (16), às 19h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site oficial do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

Exposição de ferramentas antigas

pube

Rodadas de Negócios- A 4ª Rodada de Crédito da Findes acontecerá sexta (15), a partir das 16h30. O encontro tem o intuito de aproximar micro, pequenos e médios empresários das instituições financeiras da região, para que conheçam as linhas de crédito adequadas à realidade de seus negócios. Instituições financeiras confirmadas: BNDES, Bandes, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes, Sicoob e Sicredi. Empresas âncoras participantes: Ipê Construções e Serviços Ltda, Vaz Desenvolvimento Imobiliário, Minete Pedras Ornamentais, Zez Comércio De Pedras Ltda e Imetame Granitos.

44 especialistas- A Feira será um caldeirão de conhecimento e inovação, abrangendo uma variedade de campos profissionais e experiências enriquecedoras. Os conteudistas convidados são uma mistura de talentos que abraçam a madeira como um fio condutor, mas que também se estendem a outras esferas do empreendedorismo, gestão, tecnologia, educação e muito mais. Cada um deles traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, tornando a “Espírito Madeira” uma experiência imperdível.

Missões técnicas- Oportunidade de conhecer um centro referência em desenvolvimento sustentável e uma serraria de alto padrão. Na programação extra, confira os dias e horários das missões técnicas “Guaçu Virá e Plantio Brasil” (plantio de mudas nativas) e “Águia Equipamentos e Donna Madeiras (Vargem Alta)”. Além disso, sábado (16), às 19h, acontecerá a reunião do Fórum Capixaba de Agroflorestas e Madeira.

Oficinas Sesi e Senai- Continuam abertas as inscrições para as oficinas de produção de socol, medalhão suíno ao molho de alho e polenta das Montanhas Capixabas a serem oferecidas nas unidades móveis do Sesi e do Senai – Cozinha Brasil e Frigorífica. Inscrições com vagas limitadas: https://forms.office.com/r/pdx1UxVWSJ.

Exposição “Design + Arquitetura”- O espaço único celebra a madeira como um material vivo, inspirador e versátil, capaz de unir o passado e o futuro, a natureza e a inovação, a tradição e a criação. Com a participação de 18 talentosos criadores, proporciona um ambiente único para explorar a interseção entre o trabalho manual, artístico e artesanal com processos industriais.

Caravana para a Feira

*A Prefeitura de Cariacica oferecerá um serviço de transporte para os moradores da Grande Vitória, disponibilizando ônibus diários que partirão às 13h em frente à sede da Prefeitura. O retorno está programado para as 19h. As inscrições podem ser feitas no link https://acesse.one/txF7W. Para cada empresa convidada, será destinada 01 (uma) vaga para participação no evento, incluído o transporte e o ingresso. Alimentação e demais despesas no local serão de responsabilidade exclusiva dos participantes. Tolerância máxima de 10 (dez) minutos de atraso para saída. Havendo desistência, solicita-se comunicar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de modo que a Prefeitura ofereça a vaga para demais interessados.

Testemunhos dos parceiros da “Espírito Madeira”:

– Luiz Toniato (diretor técnico do Sebrae)- “O Sebrae apoia a Feira Espírito Madeira na perspectiva que se torne um marco para o setor da madeira e mobiliário, proporcionando oportunidades de crescimento, inovação, capacitação e conexões comerciais, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva e impulsionar o desenvolvimento sustentável desse importante setor.

Através da Feira Espírito Madeira, o setor poderá desenvolver um novo olhar mais orientado a mercado. A Feira será uma plataforma para capacitação, fomento de novos negócios e troca de informações essenciais para a abertura de novos mercados. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências de mercado do setor.

A Feira tem o potencial de beneficiar os diversos segmentos da indústria madeireira, através de seus diversos fornecedores, fazendo conexões e estimulando o compartilhamento de boas práticas e bons processos produtivos, assim como o desenvolvimento de produtos mais alinhados às demandas do mercado atual.

Para além disso, a Feira Espírito Madeira impacta positivamente o turismo regional ao atrair visitantes interessados no setor da madeira e móveis”.

– Enio Bergoli (secretário de Estado da Agricultura)- “O setor florestal e a madeira são estratégicos para vários outros segmentos aqui no Espírito Santo. Precisamos cada vez mais de madeira renovável, seja para celulose (o ES é um grande exportador), seja para movelaria (temos polo no Estado), para serrarias, acomodação de cargas e até mesmo para a energia. Segundo dados do Cedagro, temos um déficit de 17 mil hectares de plantio de madeira só para combustível dos secadores de café. Portanto, um evento como este é fundamental para discutir a ciência, a tecnologia e a socialização deste conhecimento junto aos empreendedores capixabas, tendo em vista as oportunidades que temos aqui para o setor de madeira”.

– Luciano Pingo (prefeito de Ibatiba e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo- Amunes), parceira do Espírito Madeira, destacou, além do ineditismo de realizar pela primeira vez no Espírito Santo um evento que reúne o universo da cadeira produtiva da madeira, oferecendo atualizações e capacitações, a visibilidade que o encontro vai proporcionar aos municípios capixabas. “As oportunidades de geração de negócios e networking que vão acontecer durante a Espírito Madeira somam-se às oportunidades de impulsionar a economia e o turismo do Espírito Santo. Venda Nova do Imigrante e as cidades da região estão se preparando para receber os participantes e os turistas e mostrar todas as potencialidades e atrativos dos municípios capixabas”.

– Letícia Toniato (superintendente do Senar/ES)- “Este evento é uma oportunidade para a troca de conhecimentos, experiências e inovações na área florestal, entre o campo e a indústria. A Feira estimula a conexão entre os atores do setor, favorecendo parcerias e promovendo um ambiente propício para a realização de negócios, especialmente frente às adversidades do setor em nosso Estado como o desabastecimento de matéria-prima. O Senar possui uma plataforma EaD onde oferece treinamentos sobre boas práticas de cultivo, manejo florestal responsável e técnicas de processamento que resultam em produtos de qualidade”.

– Marcus Kneip Navarro, diretor de Negócios do Bandes- “O Bandes tem buscado criar alternativas de investimentos para atender à demanda referente à produção e à sustentabilidade do agronegócio. Os processos envolvidos nas cadeias produtivas podem ser apoiados pelo Bandes em diversos segmentos, desde a implantação de novas tecnologias, técnicas de produção industrial e de gestão de recursos, por exemplo”.

– Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, é importante que o Idaf participe da “Espírito Madeira” para informar e tirar dúvidas dos produtores sobre o cadastro de plantio de árvores e florestas nativas com finalidade de exploração comercial. “Criado recentemente pelo Idaf, esse cadastro tem como objetivo desburocratizar a exploração florestal de espécies nativas plantadas com fins comerciais, mantendo o controle de origem desse material e garantindo a preservação dos remanescentes florestais nativos”, disse.

Ainda de acordo com Monteiro, as autorizações para exploração florestal também serão emitidas mais rapidamente, tendo em vista que o Idaf já terá acesso às informações dos plantios. “Além da otimização do tempo, o nosso objetivo é incentivar o cultivo de forma correta, para impulsionar a economia capixaba e evitar o desmatamento irregular no Estado”, enfatiza.

– Cris Samorini (presidente da Findes)- “A primeira edição da ‘Espírito Madeira 2023’ vai agregar muito ao desenvolvimento da agroindústria florestal no Estado. A madeira é a principal matéria-prima das indústrias de celulose e papel e do setor moveleiro. Hoje já temos grandes empresas que trabalham com esses segmentos aqui no ES e que podem ser abastecidas pela produção capixaba, além dos micros, pequenos e médios negócios. O evento é uma grande oportunidade de mostrar o potencial do setor e de fortalecermos cada vez mais a cadeia produtiva e de fornecedores do Estado”.

Serviço:

“Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Dias 14, 15 e 16 de setembro

Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

*Credenciamento gratuito e programação atualizada: https://espiritomadeira.com.br/

*Entrada gratuita

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!