pube
Eventos

Controle da fusariose é tema de palestra do 11º Simpósio do Produtor de Conilon

Evento será no próximo dia 22 na Ufes Campus São Mateus. Os interessados em participar já podem fazer sua inscrição

por Rosimeri Ronquetti

em 09/09/2022 às 11h41

2 min de leitura

Controle da fusariose é tema de palestra do 11º Simpósio do Produtor de Conilon

Fotos: divulgação

Com o tema “Tecnologias na Produção e na Qualidade“, a 11ª edição do Simpósio do Produtor de Conilon acontecerá no próximo dia 22 de setembro, a partir das 8h10, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de São Mateus. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Dentre os vários temas abordados durante o simpósio está a fusariose. Descrita pela primeira vez em 2018 por pesquisadores da Ufes, a Murcha de Fusário do Cafeeiro Conilon (MFCC), conhecida como fusariose, ocorre nas principais regiões produtores de café conilon do Brasil, principalmente em cafezais do Espírito Santo, extremo sul da Bahia e Rôndonia.

Por isso é tão importante discutir o assunto. É o que explica o professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Ufes de Alegre, Willian Bucker Moraes

pube

A Murcha de Fusário em Cafeeiro Conilon têm causado a morte de milhares de plantas, levando a necessidade precoce da substituição das lavouras por um novo plantio, o que causa grandes prejuízos aos produtores. O reconhecimento e a correta diagnose da doença são primordiais para direcionar o desenvolvimento de práticas adequadas de manejo.  Assim, é importante falar sobre esse tema para que sejam propostas, o mais rápido possível, estratégias mitigadoras para o manejo da fusariose, destaca o especialista.

Confira programação completa aqui

Se inscreva e participe

Solidariedade

Para participar, além de realizar a inscrição, no dia do Simpósio deverá levar dois quilos de alimento não perecível que será destinado a uma instituição de caridade. A entrega poderá ser realizada no momento do check-in.

O simpósio é organizado pela Ufes e a Projagro, em parceria com várias instituições, públicas e privadas.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!