pube
Eventos

Conexão Safra marca presença na maior exposição hortifrutícola da América Latina

A 27ª Hortitec aconteceu de 22 a 24 de junho, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP), com a participação de mais de 29 mil visitantes e 470 expositores

por Redação Conexão Safra

em 29/06/2022 às 17h47

5 min de leitura

Conexão Safra marca presença na maior exposição hortifrutícola da América Latina

*Foto: Leandro Fidelis/Conexão Safra

A convite da Alltech Crop Science, a “Conexão Safra” participou da 27ª edição da Hortitec- Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, de 22 a 24 de junho, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP). Considerado a maior e mais importante mostra de horticultura da América Latina, o evento contabilizou a participação de 29.754 visitantes e de 470 empresas expositoras do Brasil e do exterior. E a 28ª edição já tem data e lugar: de 21 a 23 de junho de 2023, no mesmo local.

Repolho em cone, alface em formato de flor e couve-flor que parece coral do fundo do mar, macarrão que nasce na abobrinha, begônia comestível e super estufa projetada para suportar ventos de 100 km/h foram algumas das novidades da Feira.

Segundo o diretor geral da Hortitec, Renato Opitz, o diferencial esteve, mais uma vez, na qualidade do público visitante. E isso se dá porque grande parte dos convites é distribuída pelos próprios expositores aos atuais e potenciais clientes, o que acaba por fomentar os negócios do setor.

pube

Quem visita o evento tem real interesse em produzir flores, frutas, hortaliças e demais culturas intensivas. A Hortitec ratifica-se, ano a ano, como passagem obrigatória para produtores interessados em conhecer tecnologias, inovações, lançamentos para mercado hortifrutícola, podendo, ao mesmo tempo, trocar experiências, fazer e programar negócios a curto, médio e longo prazos.

“Na Hortitec 2022 trabalhamos com a expectativa de movimentar de R$ 200 milhões em negócios, mas o resultado indica que foi possível ultrapassar em 50%. O volume de negócios chegou a R$ 300 milhões entre o que foi fechado na própria feira e neste período pós-evento, conforme indica o feedback dos expositores”, avalia Opitz.

A Embrapa lançou na Hortitec as cultivares de batata-doce que se destacam pelos tons de roxo e de laranja, indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde, como as antocianinas e o betacaroteno, respectivamente. A empresa selecionou também tecnologias – aplicativos, bioprodutos, cultivares e sistema de produção com potencial para fomentar a cadeia produtiva de hortaliças e flores. (*Foto: Carla Timm)

Internacional

Com um público tão qualificado e expressivo, a edição 2022 confirmou a vocação da Hortitec de exposição internacional, reconhecida e frequentada por profissionais e empresas dos quatro cantos do Brasil e de várias partes do mundo. Empresários e profissionais do agro capixaba marcaram presença nos três dias de programação. (*Com informações da assessoria de imprensa do evento. A cobertura completa sairá em breve na edição imprensa da “Conexão Safra“)

*Confira alguns destaques da 27ª Hortitec!

Soluções para o equilíbrio do solo- Durante o evento, a Alltech Crop Science, com sede brasileira em Maringá (PR), apresentou as principais soluções tecnológicas para o cuidado do solo, tema que está em voga no país. No stand, os visitantes tiveram uma experiência virtual na qual puderam passear por algumas das fazendas que utilizam os produtos da empresa ao redor do mundo. Os participantes da Feira também puderam tirar dúvidas com a equipe técnica da multinacional e participar do happy hour com a Kentucky Ale, cerveja exclusiva da Alltech. (*Foto: Marcos Flavio)

 

Abobrinha Espaguete faz sucesso- No stand da Isla, roubou a cena uma cultivar que está super em alta, conhecida também como “Abobrinha Espaguete” ou “Espaguete Vegano”. É a Abobrinha Bavette, que produz frutos de 20 a 30 cm de comprimento, por 10 a 15cm de diâmetro. Quando cozidos, produz um espaguete vegetal, formado pelos fios da polpa amarela que se soltam com um garfo. A abobrinha está pronta para colheita quando a cor da pele muda de creme para amarelo-couro e pode ser armazenada por até seis meses. A maturidade relativa do fruto é alcançada em 90 dias. (*Fotos: Divulgação)

 

Capixabas na Hortitec- Parte do grupo de 46 produtores rurais capixabas que viajou para Holambra (SP) em missão realizada numa parceria entre Sebrae e Senar-ES.

 

Morango e taioba em Marte? Esta é a proposta do projeto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, um dos dez selecionados pela Nasa no mundo e único brasileiro, para o “Deep Space Food Challenge”, Desafio Internacional de Tecnologia Alimentar. O objetivo das Agências Espaciais é encontrar meios para que os astronautas consumam alimentos frescos e saudáveis. A iniciativa é uma adaptação de estudos com o morango e a taioba já realizados pelos pesquisadores para as condições de vida durante uma viagem especial ao “Planeta Vermelho”. E o produto ProLyks, da Hydroplan-EB, parceira do projeto, também faz parte pesquisa. O óleo essencial aumentou a quantidade de carotenoides nos alimentos. A equipe coordenada pelo professor Paulo Viegas (C) apresentou o projeto no stand da Hydroplan-EB. Você saberá todos os detalhes em breve em episódio de podcast da “Conexão Safra”! (*Fotos: Leandro Fidelis)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!