Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Durante a Semana Internacional do Café (SIC 2023), que se inicia amanhã (08) e vai até o próximo dia 10, em Belo Horizonte, a Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec) celebrará mais um marco significativo para os produtores de cafés especiais da região. Neste ano, a entidade fará o lançamento do selo da Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem (DO) dos cafés torrados durante o evento.
De acordo com a presidente da Apec, Cecília Nakao, o selo será concedido aos pacotes de cafés torrados que atendam aos rigorosos critérios do Caderno de Especificações Técnicas da IG Café do Caparaó. A iniciativa reforça o compromisso da associação em garantir a excelência dos cafés produzidos no entorno do Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil localizado entre Espírito Santo e Minas Gerais.
No ano passado, a Associação gestora da IG realizou um evento no Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, para o lançamento do selo de cafés verdes, um passo inicial na valorização dos cafés de alta qualidade produzidos no Caparaó.
Na SIC 2023, a Apec estará presente com dois estandes, um representando o Estado do Espírito Santo e outro exclusivo da associação. No estande maior do governo, organizado pelo Sebrae-ES, os produtores associados vão servir seus cafés torrados e selados nas garrafas térmicas no balcão Caparaó.
Além disso, no estande exclusivo da Apec, será possível adquirir os pacotes de cafés torrados com o selo de qualidade da IG do Caparaó, bem como outros produtos com a aplicação da logo da DO. A Semana Internacional do Café acontecerá no Expominas, na capital mineira.






