pube
Economia

Café do Caparaó recebe impulso com conexão aérea para Manhuaçu (MG)

por Leandro Fidelis

em 23/10/2023 às 0h08

3 min de leitura

Café do Caparaó recebe impulso com conexão aérea para Manhuaçu (MG)

*Foto: Azul e Invest Minas/Reprodução

O lançamento dos voos da Azul Linhas Aéreas, ligando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Tancredo Neves, o BH Airport, em Confins (MG), à cidade de Manhuaçu, nas Matas de Minas, trará vantagens e benefícios para a região, incluindo o turismo e o comércio do Café do Caparaó.

A companhia viabilizou a operação por meio da Azul Conecta, especializada em voos regionais. As aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, oferecem voos quatro vezes por semana, às segundas, quartas, sextas e domingos, com duração de cerca de 1 hora, tornando a conectividade entre Belo Horizonte e Manhuaçu mais acessível.

pube

A rota aérea não só beneficia os moradores de Manhuaçu, mas também os produtores de café da região. A proximidade da cidade mineira, com 91 mil habitantes, com o Parque Nacional do Caparaó, situado a menos de 50 quilômetros de distância, é de grande relevância. A região do parque que abriga o Pico da Bandeira conta com produtores de cafés especiais com Indicação Geográfica (IG), uma distinção que atesta a excelência dos grãos locais.

A presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec), Cecília Nakao, enfatizou a importância desse novo serviço aéreo para a comunidade local. Segundo Cecília, antes mesmo da inauguração oficial do Aeroporto Regional de Santo Amaro de Minas, em Manhuaçu, a cidade já recebia potenciais compradores com aviões particulares.

“Com a rota da Azul, os compradores, incluindo estrangeiros, terão uma conexão eficiente com as regiões produtoras de café, facilitando as visitas a Manhuaçu, Caparaó e Matas de Minas. Fica mais fácil visitarem as duas regiões produtoras e até as Montanhas do Espírito Santo. Certamente a localização é muito boa para podermos avançar com as possíveis visitas de compradores”, analisou.

Em entrevista para o “Portal Caparaó“, o diretor de Operações do BH Airport, Herlichy Bastos, destacou que o início das operações para Manhuaçu reflete o comprometimento do aeroporto e da Azul em ampliar a conectividade de Minas Gerais. Com essa nova rota, o BH Airport se conecta a 12 destinos em Minas Gerais, fortalecendo sua posição como um hub de conexões essencial para o Estado.

Os voos entre Belo Horizonte e Manhuaçu são exemplo claro de como o transporte aéreo pode ser um catalisador para o crescimento regional, conectando pessoas e impulsionando a economia.

*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra- nov 2022

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!