Mais lidas 🔥

Turismo capixaba
Montanhas Capixabas destacam cultura e turismo na Feira dos Municípios 2026

Apicultura rural
Café conilon e abelhas: parceria ganha destaque no campo

Agronegócio
Brasil pode ganhar espaço global com novo projeto do lúpulo

Cafeicultura brasileira
Isenção à Embrapa abre novo cenário para o café nacional

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 19 de maio

O 1° Festival de Cafés Especiais das Indicações Geográficas do Espírito Santo, realizado de quinta até sábado na praça central de Muqui, no sul do Estado, é comemorado pela Cafesul. A programação contou com palestras, cupping, aula show, coquetel de confraternização e premiação do concurso poesia das escolas e dos concursos de qualidade de café conilon e das mulheres, além de show de encerramento.
Na manhã de sábado, o Encontro das Mulheres do Café enfocou o tema “Falando de Café com Elas ”, com a participação da jornalista e editora da Safra ES, Kátia Quedevez, como mediadora da mesa. As convidadas foram: Cecília Nakao, da Apec, Helen Lima, conselheira fiscal da Cafesul, Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues, gerente administrativa da cooperativa, Cíntia Mattos, da IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café) e Vânia Lúcia Pereira da Silva, presidente da Coopfam de Poço Fundo (MG).
Outro ponto alto do Festival foram a prova dos cafés dos concursos da Cafesul e o cupping das origens. Os eventos foram realizados numa tenda ao ar livre para que todos pudessem ver como se avalia um café especial. A apresentação da Aula Show com Gabriel Barista foi uma atração à parte.
Confira resultado dos concursos de qualidade da Cafesul:
9º Concurso de Qualidade de Conilon da Cafesul
1º lugar- Luiz Claudio de Souza
2º lugar- Carlos Renato Santana
3º lugar- José do Carmo Silva
4º Concurso de Qualidade do Café Conilon das Mulheres da Cafesul
1º lugar- Maria José Lopes
2º lugar- Ivone Machado Carrari
3º lugar- Daiana Souza Carrari




