pube
Estado

Guarapari pode se tornar polo de plantação e cultivo de uvas

por Redação Conexão Safra

em 30/07/2018 às 0h00

3 min de leitura

Guarapari pode se tornar polo de plantação e cultivo de uvas

Conhecida pelo turismo, a cidade de Guarapari pode se tornar um grande polo de uvas. Um projeto da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), desenvolveu o Projeto GuaraUVA.

O GuaraUva tem como objetivo implementar a vitivinicultura no município, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, por meio do plantio da uva. Para lançar o projeto, e comemorar o Dia Nacional do Agricultor, que foi no dia 28 de julho, a prefeitura realizou a entrega de 12.500 mudas de uva do Projeto.

“É com grande alegria que fazemos a entrega dessas mudas, acreditando no potencial do produtor rural e fomentando mais uma cadeia produtiva no município. Uma produção que será prontamente absorvida pelas nossas agroindústrias, que já agregam ainda mais valor ao produto ”, citou Christina Barros, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, ressaltando os grandes produtores de sucos e poupas de frutas de Guarapari.

pube

Produtores.
Foram contemplados 43 produtores rurais de 19 comunidades do município: Buenos Aires, Rio Grande, Rio Calçado, Cachoeirinha, Jacarandá, Iguape, Todos os Santos, Lagoa Dourada, Porto Grande, Barro Branco, Taquara do Reino, Laje da Pedras, Santana, Arraial de Jabuti, Rio da Prata e Alto Jabuti.

A cerimônia de entrega aconteceu na Villa Anuciata, em Buenos Aires e contou com a participação do Prefeito Edson Magalhães, de secretários municipais, membros do Incaper, empresários e produtores rurais.

“Conforme estudos realizados por nossa Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Incaper, Guarapari tem potencial para se tornar um grande produtor de uvas de mesa, de suco, de vinho. Nosso objetivo com esta ação e demais outras, como a implementação do Selo de Inspeção Municipal é fortalecer a agricultura familiar, a agroindústria e o agronegócio no município ”, comentou o Prefeito de Guarapari, Edson Magalhães

Ao final do evento, engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Carlos Alberto Sangali de Mattos, ministrou uma palestra sobre o potencial para o plantio de uva e sua produção. Sangali é uma das grandes referências da vitivinicultura no Espírito Santo e acompanha de perto, desde os primórdios, o trabalho dos produtores de uva e vinho no estado.

Para Sangali, “Guarapari é um polo importante para agricultura capixaba e com este acolhimento ao projeto por parte da Prefeitura, a tendência é ganhar volume e obter uma extensão muito grande ”.

Neste ano, os agricultores que aderiram ao projeto receberam o diagnóstico de suas propriedades para verificar a possibilidade de plantio. Este projeto contempla um plano de produção de cada produtor para o plantio e a colheita da fruta.

Fonte:
portal27

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!