Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

O primeiro período de defeso do caranguejo-uçá em 2020 começou na última sexta-feira, 10, e vai até a próxima quarta, dia 15 de janeiro. Nesse período, fica vedada a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do animal. Durante os dias da andada, também é proibida a venda de partes isoladas da espécie (quelas, pinças, garras ou carne desfiada).
Na Ufes, a vigilância nos manguezais em torno do campus de Goiabeiras foi reforçada nesse período. “O Núcleo de Segurança da Ufes está ciente sobre a possível presença de catadores em nossas áreas e das providências que devem ser tomadas, mas felizmente não houve registro de ocorrências até o momento ”, informa o Diretor de Segurança e Logística da Superintendência de Infraestrutura da Ufes, Anival dos Santos.
Andada
A andada é o período de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, momento em que ficam vulneráveis à captura. Esse é o primeiro período de defeso do ano. A proibição tem por objetivo a preservação e a reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema.
Períodos de defeso do caranguejo-uçá em 2020:
1º período: de 10 a 15 de janeiro
2º período: de 9 a 14 de fevereiro
3º período: de 9 a 14 de março
4º período: de 7 a 12 de abril




