pube
Entrevista

“Há um ciclo de trabalho, planejado, que precisamos consolidar na Agricultura de Linhares”

"Franco Fiorot avalia gestão à frente da Secretaria de Agricultura de Linhares e fala sobre rumospolíticos "

por Redação Conexão Safra

em 13/08/2020 às 12h30

8 min de leitura

“Há um ciclo de trabalho, planejado, que precisamos consolidar na Agricultura de Linhares”

Foto: Divulgação

Secretário de Agricultura de Linhares (ES) na atual gestão municipal, Franco Fiorot chega ao ultimo semestre de 2020 com uma atuação com elevado destaque na atual administração do prefeito Guerino Zanon. Os programas da pasta têm levado ações concretas e diferenciadas para o interior do município e irradiado este conceito para todo o Estado.

Os resultados das ações na Secretaria e o perfil mesclando gestão técnica e aceitação popular colocam Fiorot entre os nomes da política do município linharense. Franco chegou a se desligar da pasta no início de junho e seu nome foi cotado para a disputa do pleito do Executivo Municipal deste ano, principalmente na chapa de reeleição do atual prefeito, mas retornou em julho para dar continuidade ao trabalho na Agricultura.

Formado em Jornalismo, com especialização em Comunicação Integrada e em Gestão do Agronegócio, Franco Fiorot já exerceu o cargo de diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex). Em 2019, recebeu o prêmio Recall Linhares como Destaque na categoria Secretário Municipal e a Comenda Mérito Agrícola pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Nesta entrevista, Fiorot avaliou a gestão à frente da Secretaria e os rumos políticos.

Safra ES- As ações da Secretaria Municipal de Agricultura estão com resultados positivos e bem avaliadas pela sociedade. O que tem sido feito de diferente?

Fiorot- Implantamos um modelo de trabalho dinâmico e com foco em resultados. Buscamos eficiência na gestão. Fizemos um planejamento para o setor agropecuário local em conjunto com representantes de segmentos e executamos esse Plano com muito diálogo, parcerias, responsabilidade, estratégias e empenho. Não basta só querer fazer. Há muitas dificuldades, burocracia, etc. É preciso planejar e buscar soluções para que as ações saiam do papel. Isso se faz no dia-a-dia. Muito trabalho e gerenciamento.

pube

Reduzimos nosso quadro de servidores, melhoramos o ambiente interno de trabalho, demos autonomia às equipes técnicas e gerenciamos diariamente todas as ações. O perfil de gestor do prefeito Guerino Zanon, que conseguiu equilibrar as finanças da administração e projetar e executar obras e serviços relevantes é essencial para a construção e desenvolvimento dos trabalhos na agricultura. Outro ponto que destaco é que passamos a pensar e agir estrategicamente para a agropecuária local. Passamos de uma Secretaria com ênfase basicamente no atendimento com máquinas ao produtor, o que é muito importante, para uma pasta que elabora e executa programas estratégicos que pensa no presente e no futuro da agricultura.

Safra ES- Quais são os principais programas?

Fiorot-
Há cinco programas relevantes atualmente. O de Conservação de Água e Solo, que já construiu 13 barragens no interior, reservando cerca de 260 milhões de litros d’água, e irá construir mais ainda neste ano, além de mais de 6.200 caixas secas, beneficiando a infiltração da água da chuva no solo. Essas intervenções (caixas secas) construídas podem infiltrar cerca de 220 milhões de litros d’água por ano, além de conservar estradas e evitar assoreamento dos mananciais. Isso permite nutrição no solo e reserva de água para momentos de escassez. Implementamos o calendário fixo para recolhimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no campo, totalizando a devolução correta para reciclagem de 7.000 embalagens em dois anos.

O Programa de Fruticultura é um grande marco. Criamos cinco polos de frutas no município de acordo com as características agronômicas e culturais de cada região e a viabilidade mercadológica da fruta. Distribuímos mais de 36 mil mudas de goiaba, cajá manga anão, açaí, limão e uva para cerca de 62 produtores rurais. São dez hectares por polo que, com certeza, irão se multiplicar nos próximos anos tanto pelo apoio do poder público como pela iniciativa do próprio produtor que começará a ver o retorno da nova atividade. Já temos polo preparando a primeira colheita. É mais diversificação agrícola e geração de renda e emprego.

Outro Programa é o de Revitalização da Cultura do Cacau com subsídios a mudas com qualidade genética comprovada para renovar as lavouras afetadas pela doença e outras áreas. São 60 mil mudas neste primeiro momento para cerca de 65 produtores que irão pagar preços bem abaixo do mercado pelas mudas. A contrapartida irá para o Fundo do Cacau, também criado pelo programa, para alimentar novas ações para esta atividade tão importante. Criamos também o inédito Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau, já na quarta edição, valorizando e incentivando a melhoria da qualidade da amêndoa. E fizemos parcerias com a Ceplac e Senar para assistência técnica aos produtores que recebem as mudas.

O Programa de Melhoria da Qualidade do Café Conilon (Linhares Coffee), em parceria com o Incaper, entre outras instituições, realizou mais de 30 ações em comunidades rurais e na sede (palestras, dia de campo, missões técnicas, concurso de qualidade, etc), levando conhecimento sobre práticas adequadas para produzir café com qualidade superior e alcançar novos mercados. Envolvemos mais de 700 pessoas nestas ações e já começamos a perceber mudanças culturais neste tema.

E o quinto programa voltado para as agroindústrias de produtos de origem animal do município que tiveram um grande salto nesses últimos anos. Após flexibilização de normas e adequação de taxas de licenciamento, mantendo o controle necessário, estruturamos o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e nossa equipe realizou ações de orientação e visitas para regularizar os estabelecimentos de produtos de origem animal. Tínhamos apenas um registrado em 2017. Hoje temos 11 e vários outros em processo de regularização.

E ainda conseguimos uma grande conquista, que foi a adesão ao Susaf, Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte. Na prática, nosso Serviço foi auditado e aprovado para equivalência da inspeção estadual. Assim, nossos estabelecimentos que receberem o aval do Serviço Municipal poderão vender seus produtos para todo o Estado, e não somente para o município.

Entre outras ações, ainda tivemos ações que avançaram na quantidade de produtos da agricultura familiar adquiridos pelo Setor de Alimentação Escolar, saindo de seis para 16 produtos incentivando a diversificação rural. Uma forte interlocução com os feirantes para melhorias na organização e estruturação das feiras livres e o início de avanços na qualidade da frota de tratores com a inserção de cabines climatizadas em quatro máquinas próprias, medida essa que deu mais segurança aos operadores e, consequentemente, um maior rendimento do trabalho efetuado nas propriedades.

Safra ES- Você saiu da Secretaria no início de junho, no último dia do prazo para descompatibilização para estar apto a participar das eleições municiais deste ano para o Executivo. E retornou no início do mês de julho. Há projeto político?

Fiorot-
Sou parte de um projeto administrativo de Linhares que acredito e tem retomado a cidade em um rumo muito positivo de desenvolvimento econômico e social. É gratificante ver vários setores da sociedade, desde produtores rurais nos mais remotos cantos do município, servidores públicos, lideranças e representantes de comunidades rurais, empresários, entre outros, incentivando e querendo meu ingresso em cargos eletivos. Tenho escutado muito isso. Mostra que o modelo do nosso trabalho tem gerado bons resultados e que tem condições para contribuir ainda mais para a cidade e região. Assumi a Secretaria com a missão de promover transformações significativas na gestão pública da agricultura local. Sou um profissional desta área, neto e filho de produtor, e presto meu serviço com muita dedicação nesta função que me é confiada.

A saída da Secretaria foi necessária para respeitar os prazos eleitorais da próxima eleição e dialogar. Avançamos muito no Plano Municipal Agropecuário, que elaboramos e executamos com a equipe e os parceiros, mas ainda existe um ciclo deste trabalho na Secretaria que precisamos consolidar e avançar ainda mais para alcançarmos os resultados possíveis deste planejamento realizado.

Veja, nos 12 anos anteriores ao início desta gestão atual em Linhares, tivemos nove secretários municipais de Agricultura, uma média de um a cada 1,3 anos. Iremos completar os quatro anos de administração à frente da Secretaria executando um planejamento bem construído, isso faz diferença nos resultados.

Safra ES- Mas podemos esperar Franco Fiorot candidato em breve?

Fiorot-
Não trabalho visando cargos políticos. Quem acompanha meu trabalho sabe que o perfil é técnico, com foco em planejamento e resultados nos projetos que participo, e com alto nível de relacionamento humano e sensibilidade. E estamos com resultados expressivos em uma função pública, como secretário. Desta forma, naturalmente, meu nome tem sido alçado a contribuir ainda mais.

Essa possibilidade de candidatura é honrosa e um reflexo do desejo de boa parte do setor rural e outros setores da sociedade reconhecendo o trabalho realizado. Entrei em um projeto administrativo para Linhares em 2017, demos importantes contribuições com toda a equipe e meu foco é na continuidade deste trabalho para continuar os programas existentes e superar novos desafios que sempre existem.

A agropecuária de Linhares sempre foi destaque estadual e até nacional pela força empreendedora dos nossos agricultores. Agora estamos fazendo a gestão pública na agricultura também acompanhar o dinamismo do setor privado e ser reconhecida pelas boas práticas administrativas para o setor.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!