pube
Empreendedorismo

Sebrae/ES realizou mais de 105 mil atendimentos à distância este ano

As ferramentas virtuais se tornaram as principais soluções para atendimento do empreendedor capixaba

por Agência Sebrae de Notícias

em 22/12/2020 às 10h05

4 min de leitura

Sebrae/ES realizou mais de 105 mil atendimentos à distância este ano

Sebrae/ES realizou mais de 105 mil atendimentos à distância este ano - HOJE  ES

O ano de 2020 foi de muitos desafios para o empreendedor e também para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) que precisou se adequar para atender as demandas dos empresários capixabas – e foram muitas. De acordo com o balanço das atividades do Sebrae/ES, em 2020, todos os canais de atendimento à distância somaram mais de 105 mil chamados respondidos, mais que o dobro do ano passado (120,7% de aumento) e o ano ainda não acabou, havendo atendimentos ainda em andamento, especialmente centenas de consultorias já iniciadas e que se concluirão no início do próximo ano.

A Plataforma EAD Nacional teve grande importância nesse aumento dos atendimentos digitais, com mais de 100 capacitações oferecidas e 44.493 clientes inscritos. O Whatsapp do Sebrae/ES começou a funcionar em abril, e em novembro já contabilizava quase 13 mil atendimentos.

“Assim como os empreendedores, o Sebrae/ES também foi pego de surpresa pela pandemia e teve que reaprender a trabalhar de forma virtual. O nosso tempo de resposta foi rápido e conseguimos bons resultados junto aos empreendedores que não ficaram desamparados ” destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

pube

Endividamento

Por conta da pandemia, muitos empreendedores se encontraram em uma situação financeira complicada. Atualmente, 75% dos pequenos negócios do Espírito Santo não possui dívidas ou está com as contas em dia. No início da pandemia, o percentual de empresários com dívidas em atraso era de 39% e, agora, esse número caiu para 25%, de acordo com a última edição da Pesquisa de Impactos da Pandemia nos pequenos negócios.

A Campanha Compre do Pequeno, realizada pelo Sebrae em parceria com outras instituições, incentivou o consumo nos pequenos negócios, movimentando a economia local.
Outra ação, realizada em parceria com o Sindiadvogados, possibilitou 1.437 atendimentos durante o XVII Plantão da Cidadania.

Nesse sentido, também foram realizados dois Encontros de Crédito online, oportunizando aos empresários o acesso aos bancos e suas linhas de crédito. Ao todo, foram 102 empresas participantes, destas 99 conseguiram a renegociação.

Antes mesmo da pandemia, o Sebrae/ES atuou junto aos empreendedores do Sul do Espírito Santo em prol da recuperação econômica da região, que sofreu com as fortes chuvas no início do ano. Foram 652 empresas atendidas e R$1,28 milhões investidos.

Transformação digital

Com o início da pandemia do coronavírus, as relações de mercado foram alteradas e as empresas precisaram se adaptar ao novo normal. Nesse cenário, as ferramentas virtuais, como redes sociais, se tornaram grandes aliadas dos empreendimentos. Se antes da pandemia apenas 42% já vendiam pela internet, em agosto, 72% já haviam adotado os aplicativos como meio de venda.

Para auxiliar os empreendedores nessa transição para o mundo virtual, e em outros assuntos, o Sebrae/ES realizou mais de 8 mil consultorias gratuitas de forma presencial e mais cerca de 9 mil à distância. Ao todo, foram mais de R$ 21 milhões em produtos gratuitos para micro e pequenas empresas, isso sem contar com os cursos, capacitações e outros eventos disponíveis na Loja Sebrae/ES.

Inovação

Ao longo deste ano foram desenvolvidos quatro projetos de inovação: Negócios Inovadores, Educação Empreendedora, Capital Empreendedor e Habitats de Inovação. Foram mais de 20 atividades, entre elas, capacitação de professores e alunos em empreendedorismo e inovação, preparação e aproximação de startups com investidores, apoio para acesso a editais de inovação, três trilhas de desenvolvimento de startups, além de 30 ambientes de inovação atendidos com capacitação e consultoria.

Outros 44 editais também foram abertos, atendendo as áreas de educação, empreendedorismo, gestão, marketing e vendas entre outros.

Empreendedorismo

Muitas pessoas apostaram no empreendedorismo como alternativa de renda, principalmente nos períodos mais críticos da pandemia, quando o número de desemprego aumentou. O Espírito Santo chegou à marca de 68.813 mil novos empreendedores apenas este ano, quase 8 mil a mais que o ano anterior.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!