Empreendedorismo

Nação Café: a trajetória da marca mineira na moda ‘cafeinada’

Empreendedor por trás da grife traça trajetória notável no mundo da moda, especialmente ao focar em camisetas com temática de café

por Leandro Fidelis

em 08/02/2024 às 12h20

3 min de leitura

Nação Café: a trajetória da marca mineira na moda ‘cafeinada’

Serginho com a mãe, Edilene Garcia, durante a Feira da Coocafé (Lajinha-MG). (*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra- 2022)

Serginho Monteiro nasceu em Manhuaçu (MG), onde começou no ramo em 2012, com uma loja multimarcas, trabalhando com renomadas marcas como Redley, Cavalera e Hurley. Participando eventualmente de workshops, congressos e eventos do setor, ele percebeu ser possível colocar em prática um antigo projeto pessoal, a criação de uma marca própria com estampas que representassem Minas Gerais, especialmente a principal atividade econômica da região: o café.

Em 2018, ele lançou a “Nação Uai”, com a proposta de estampas relacionadas à região do Caparaó e ao Pico da Bandeira, mantendo a qualidade das grandes marcas com as quais já havia trabalhado. É o que se confere na malha, acabamento e durabilidade das peças, “que proporcionam conforto e visual moderno”.

O ponto de virada ocorreu quando, nos primeiros dias como marca própria, Serginho recebeu o convite para participar da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Apesar de inicialmente desconhecer sobre café, a determinação e a confiança na qualidade do seu trabalho resultaram em um sucesso estrondoso.

As estampas inovadoras atraíram a atenção dos apaixonados por café na Feira, gerando uma demanda imprevista. “Não havia na SIC a comercialização de roupas com referência ao produto destaque, o café. Produzi algumas poucas estampas e fui para o evento com umas 30 ou 40 unidades. Em pouco tempo, as camisetas ficaram conhecidas pelos corredores e vendi todas que levei e voltei para casa com inúmeras encomendas e incentivos para produzir novos modelos”, conta o empreendedor.

A partir desse ponto, a “Nação Uai” embarcou em uma jornada de criação constante, buscando atender à crescente demanda da nação de amantes de café. Em 2019, atendendo ao clamor do mercado, nasceu a “Nação Café”, uma marca exclusiva para os apreciadores dessa bebida tão especial.

“Fechamos 2023 com mais de mil estampas diferentes alusivas ao café. Temos hoje no Brasil representantes e mais de 20 pontos físicos de vendas espalhados, além de nosso atendimento on-line, que proporciona contato direto da marca com todos os clientes e também com as empresas do ramo, fazendo com que nossos produtos cheguem, além de todo o Brasil, à Ásia, Europa, América e África”.

O próximo passo, para 2025, é a realização do sonho de montar a primeira franquia, consolidando ainda mais a presença marcante e única da marca “Nação Café” no mercado.

*Foto: Divulgação

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!