Mais de 1.000 alunos da Ufes apresentam trabalhos de iniciação científica

Grande parte dos pôsteres nos campus de Alegre e São Mateus são na área agronômica

*Redação

Trabalhos de iniciação científica de 1.068 estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão em exposição hoje e amanhã nos campi de Goiabeiras, Alegre e São Mateus, dentro da programação da 28ª Jornada de Iniciação Científica, parte dos eventos
da Semana do Conhecimento, em homenagem ao Dia C da Ciência, celebrado dia 17 de outubro
em todo o país. O Dia C tem o objetivo de realizar atividades para sensibilizar e informar à sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas universidades e nos institutos tecnológicos, mostrando como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão.


As pesquisas foram realizadas em 2017 e 2018 e estão sendo divulgadas em pôsteres. De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Fábio Luiz Partelli, nos campi da Ufes em Alegre e São Mateus a maioria dos trabalhos são na área agronômica (Confira abaixo).
Durante a 28ª Jornada, cada estudante expõe um pôster do seu trabalho para os professores avaliadores. No material estão descritos de forma resumida o objeto, a metodologia, o referencial teórico e as conclusões da pesquisa. Desta exposição serão selecionadas 12 pesquisas de cada uma das três grandes áreas do conhecimento.


Na segunda etapa, em novembro, os trabalhos selecionados serão apresentados a pesquisadores de outros Estados e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os 36 melhores receberão menção honrosa.


Segundo Partelli, a iniciação científica permite ao estudante o ingresso ao conhecimento científico, de forma teórica e prática. “A Jornada de Iniciação Científica é uma das etapas que auxiliam na formação profissional, pois o estudante/pesquisador apresentará os resultados para toda a sociedade, acadêmica ou não, sentindo na pele a repercussão do seu trabalho de pesquisa ”, destaca.


Abertura

Na solenidade de abertura da Semana do Conhecimento, ontem
no auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde
(campus de Maruípe), o coordenador geral da Semana, professor Armando Biondo Filho,
destacou que o evento envolve todos os centros de ensino, integrando todas as
atividades realizadas pela Ufes.


Para a diretora do CCS, Gláucia Abreu, a Semana propicia um momento importante para a reflexão sobre a pesquisa e a ciência. “Em relação ao tema deste ano, que é
Ciência para a redução das desigualdades, talvez não exista nenhum investimento nesse país tão importante para equalizar oportunidades para a formação e a igualdade social como a ciência. Ela nos leva a lugares diferentes. Um país só se desenvolve de verdade quando investe em pesquisa, em ciência ”, destacou.


A pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, que representou o reitor Reinaldo Centoducatte na solenidade, lembrou que, a cada ano, a Semana do Conhecimento da Ufes alcance um maior número de pessoas, mostrando que a universidade pública ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento da sociedade.


“É a Ufes abrindo as portas em um momento integrado, É
a Ufes mostrando o que faz de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão, o que faz a Universidade pulsar no seu dia a dia, estar viva
nas salas se aula, nos laboratórios, nas instâncias de decisão. Em muitas ocasiões levamos o que a Ufes faz para as comunidades, mas neste momento fazemos isso juntos. É um trabalho concreto de formação profissional e humana”.
(*Com informações da AssCom Ufes)


Veja os dias e horários dos trabalhos a serem apresentados por área, em todos os campi:


Campus de Goiabeiras

18/10 – das 9 às 17h- 300 pôsteres

(*Ciências agrárias- 1 pôster)

19/10- das 9 às 17h- 368 pôsteres

Campus de Alegre

19/10 – das 9 às 17h- 285 pôsteres

(*Ciências agrárias- 144 pôsteres)

Campus de São Mateus

29/10- das 7h30 às 20h- 106 pôsteres

(*Ciências agrárias- 28 pôsteres)

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos