Mais lidas 🔥

Produção artesanal
Artesão de Ponto Belo transforma restos de madeira em peças decorativas e funcionais

Operação Declara Agro
Receita Federal aperta fiscalização sobre arrendamentos e acende alerta para produtor

Setor cafeeiro
CNC defende clareza e responsabilidade na divulgação de dados do café

Reforma tributária
Nova reforma tributária muda regras do jogo e exige mais organização dos produtores em 2026

Fé e devoção
Penha Peregrina percorre o Espírito Santo na Festa da Penha 2026; saiba por onde

Nesta sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) completa 15 anos de sua criação. E, para comemorar este marco, as mídias sociais do Ifes exibiram, ao longo das últimas semanas, depoimentos de estudantes, egressos, servidores e aposentados da instituição, que compartilharam um pouco da sua trajetória no Instituto.
Os relatos perpassam a história da instituição, seu crescimento e a diversidade de pessoas que fazem parte do Ifes. E esses depoimentos reforçam a importância do Instituto para a sociedade capixaba, apresentando como a instituição transforma a vida de tanta gente por meio da educação, e refletem os avanços do Instituto ao longo desses anos.
“Nesses últimos 15 anos, demos um importante salto com a verticalização e a interiorização do Ifes, que hoje está presente em todas as microrregiões do Espírito Santo. Penso que não podemos ficar parados, pois o mundo está mudando rapidamente. Precisamos estar preparados para manter nossa relevância para a vida de tantas pessoas, com investimento em formação de alto nível para todos os nossos servidores, inovação, empreendedorismo e internacionalização”, destaca o reitor do Ifes, Jadir Pela.
A série de vídeos em comemoração aos 15 anos do Ifes está disponível no canal do Instituto no YouTube. Assista!
O Ifes
O Instituto Federal do Espírito Santo é o resultado da união de quatro antigas instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), a Escola Agrotécnica Federal de Alegre, a Escola Agrotécnica Federal de Colatina e a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa. Quando foi criado, o Ifes já contava com 12 unidades.
A partir de então, o Ifes ampliou a sua rede e a sua oferta de educação profissional e tecnológica. Com 22 campi em funcionamento, incluindo o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), além de 3 campi em implantação, o Instituto conta ainda o Polo de Inovação e a Cidade da Inovação.
Institutos Federais
O Ifes e os outros 37 institutos federais de todo o país foram criados em 29 de dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892. Para celebrar os 15 anos da criação dos IFs, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) desenvolveu o projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil”.
Foram selecionados 15 personagens, entre professores, técnicos, estudantes e egressos, das cinco regiões brasileiras. Suas trajetórias, ainda que únicas, dialogam com o papel dos Institutos Federais, não só por sua riqueza, diversidade e pluralidade, mas também por serem agentes de transformação social, fazendo a diferença nas comunidades. Confira aqui!




