Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu o processo seletivo para novas turmas da e-Tec, com início no primeiro semestre de 2026. No Espírito Santo, há vagas nos cursos técnicos de Agricultura, Agronegócio, Fruticultura, Zootecnia e na formação inédita de Segurança do Trabalho.
Gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos são voltados para quem já concluiu o ensino médio e busca qualificação profissional no setor agropecuário.
O gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni, destaca a relevância das formações para o desenvolvimento do campo. “Esses cursos vão trazer excelentes oportunidades para todo o agro capixaba. Todos são 100% gratuitos e preparados para o produtor rural e sua família poderem desenvolver cada vez mais o nosso agro”, ressalta.
As formações serão ofertadas em cinco polos de ensino no Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Linhares, Rio Bananal e o novo polo de Itarana.
Confira os cursos e onde estarão disponíveis:
Agricultura – Voltado para produtores que desejam dominar sistemas de produção, mecanização, controle e planejamento agrícola.
Disponível em Rio Bananal e Cachoeiro de Itapemirim.Agronegócio – Focado no planejamento, execução e controle dos processos de produção animal, vegetal e agroindustrial.
Disponível em Rio Bananal e Domingos Martins.Fruticultura – Indicado para quem busca especialização no controle e beneficiamento das etapas da cadeia produtiva da fruticultura.
Disponível em Itarana.Segurança do Trabalho – Formação inédita voltada ao trabalhador do campo, com foco na prevenção de acidentes e qualidade de vida.
Disponível em Linhares.Zootecnia – Direcionado à produção, manejo e gestão pecuária, com foco na equinocultura e no bem-estar animal.
Disponível em Cachoeiro de Itapemirim, Itarana e Linhares.
O município de Linhares, que estreou seu polo da e-Tec neste ano com o curso de Fruticultura, ampliará a oferta em 2026, recebendo também as formações de Segurança do Trabalho e Zootecnia.
O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, agradeceu o apoio das instituições parceiras. “Toda essa parceria estará somando melhorias para o nosso homem do campo, para os produtores rurais, além de dar suporte a quem tem interesse em contribuir com a tecnologia e sabedoria do segmento agro”, afirmou.
As inscrições seguem abertas até 24 de novembro. A lista preliminar de classificados será divulgada em 11 de dezembro, e o resultado final, em 17 do mesmo mês. As matrículas presenciais deverão ser feitas entre 19 e 26 de janeiro de 2026, no polo escolhido, e as aulas começam em 23 de fevereiro.
Pessoas ligadas a atividades rurais têm prioridade na seleção. As vagas remanescentes serão disponibilizadas ao público em geral.





