Cultivo de mamão estabiliza em 2024, mas preços pressionam
por Redação Conexão Safra
em 25/11/2024 às 5h00
1 min de leitura
A área destinada ao cultivo de mamão no Brasil manteve-se estável em 2024, segundo dados do Hortifrúti/Cepea. Após um período de expansão entre 2022 e 2023, impulsionado por resultados positivos no setor, os produtores optaram por consolidar suas áreas neste ano.
A maior oferta de mamão em 2024, principalmente no segundo semestre, pressionou as cotações da fruta. A produtividade satisfatória, favorecida por condições climáticas favoráveis, contribuiu para o aumento da oferta no mercado. Essa dinâmica pressionou as margens de rentabilidade dos produtores, que haviam investido em expansão nos anos anteriores.
Cautela dos produtores e perspectivas para 2025
Diante da redução da rentabilidade, os produtores de mamão estão mais cautelosos em relação a novas expansões de área. Caso a situação se mantenha, é possível que ocorra uma retração nas áreas destinadas ao cultivo da fruta em 2025.
Mais Conexão Safra
O mercado de mamão passou por um período de ajuste em 2024, com a estabilidade da área plantada e a pressão sobre os preços. A perspectiva para os próximos anos dependerá da evolução da demanda e da rentabilidade da atividade.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!