pube
Economia

Arroz: indicador do Cepea atinge maior valor da série histórica

por Cepea

em 11/01/2024 às 14h51

1 min de leitura

Arroz: indicador do Cepea atinge maior valor da série histórica

Os preços do arroz em casca seguem em alta neste início de 2024. Nessa terça-feira, 9, o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) fechou a R$ 131,44/sc de 50 kg, o maior valor nominal da série do Cepea, iniciada em 2005. No acumulado dos oito primeiros dias, já subiu 3,66%.

pube

Segundo pesquisadores do Cepea, o ritmo de negócios pode começar a melhorar nesta semana, em meio à sinalização de necessidade de reabastecimento de estoques da matéria-prima por parte de unidades de beneficiamento. Produtores, por sua vez, mantêm postura firme e aguardam novas elevações de preços.

Quanto às exportações brasileiras de arroz (em base casca), houve queda em 2023, após os recordes atingidos no ano anterior, tanto em volume como faturamento. Ainda assim, o alto preço pago pela mercadoria exportada e o dólar valorizado garantiram que a receita obtida pelo setor se mantivesse elevada, somando US$ 622 milhões em 2023, apenas 9% inferior à de 2022 e a segunda maior desde 1997, início da série histórica da Secex para este produto.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!