Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A baixa oferta de ovos no mercado, domada ao aumento da demanda, resultou em recorde de preços em diversas regiões do país. Em termos nominais, ou seja, sem considerar a inflação, as cotações dos ovos nunca estiveram tão altas.
Mas o cenário é ainda mais crítico em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo. Lá, o preço da proteína, corrigido pela inflação, é o mais alto já registrado na série histórica, superando os valores observados em outros períodos de alta demanda, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)
A explicação para essa disparada de preços está na lei da oferta e da procura. Com menos ovos disponíveis no mercado e um aumento na compra, os preços sobem naturalmente. A situação é agravada pela proximidade da Quaresma, período em que o consumo de ovos tradicionalmente aumenta, exercendo ainda mais pressão sobre a demanda.
Além disso, a subida de preço de outras proteínas também impacta diretamente no mercado. “Além do aumento da demanda e a diminuição da oferta, a alta ocorreu em virtude do aumento no preço das proteínas animal, principalmente carne bovina. Com isso, houve uma migração do consumo para os ovos”. A avaliação é do superintendente da Conab no Espírito Santo, Leilson Novaes Arruda, que afirmou, ainda, que o custo da produção subiu, o que impacta diretamente no preço dos ovos.
Preços dos ovos e exportação
Os embarques de ovos, tanto in natura quanto processados, voltaram a crescer em janeiro, o melhor desempenho desde junho de 2023, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Apesar do bom desempenho nas exportações, a maior parte da produção brasileira de ovos (mais de 99%) é destinada ao consumo interno. Ou seja, o mercado externo, apesar de aquecido, tem um impacto relativamente pequeno sobre a formação dos preços no Brasil.





