Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

O curso “Barista – Preparo e Serviço de Café“, capacitou produtores, empreendedores e entusiastas na primeira turma de barista de Vargem Alta. Os participantes aprenderam preparar e servir a bebida com muita sofisticação e qualidade, além de agregar valor aos seus negócios para fomentar ainda mais o agroturismo no município.
O curso teve carga horária de 15 horas e foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa de Qualificação para o Turismo. As aulas foram ministradas pela barista Lúcia Barros, colaboradora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Prefeitura Municipal de Vargem Alta foi parceira nesta qualificação, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte.

A aluna Gabriela Ortiz falou em nome de todos os demais e agradeceu a oportunidade de aprendizado. “Gostaria de agradecer a todas as instituições que proporcionaram esse curso para nós. Acho que falo em nome de todos quando digo que foram dias de muito aprendizado e aproveitamento. Gostaria que o curso durasse mais, pois foram momentos proveitosos que com certeza usaremos em nossas vidas e empreendimentos“, disse.
Programa de Qualificação para o Turismo
O Programa de Qualificação para o Turismo Capixaba é coordenado pela Gerência de Gestão de Turismo da Setur e as capacitações são realizadas em parceria com as prefeituras, que mobilizam os interessados e viabilizam os locais para realização dos encontros.




