Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de março

Alerta de chuva
Espírito Santo inteiro entra em alerta de perigo para chuvas intensas

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Agroturismo no Espírito Santo: oportunidade para transformar territórios

Já na etapa de capacitação, o projeto Arranjos Produtivos realiza mais um dia de atividades nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa (Ales). Com foco nas culturas de café, mandioca e hortaliças, o curso envolve 50 técnicos que vão prestar assistência a pequenos agricultores de 23 cidades capixabas. O projeto é uma iniciativa da Ales, por meio da Secretaria da Casa dos Municípios.
O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores. “O projeto Arranjos Produtivos é uma entrega muito especial que a Casa faz nessa gestão porque oferece capacitação aos pequenos produtores com foco em melhorar a qualidade e a produtividade”. O curso é ministrado pelo técnico em agropecuária Douglas Garcia.
Segundo a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, a próxima fase será a entrega das mudas. “Já passamos pelo diagnóstico e pela fase de seminários, para captação das pessoas interessadas. Nesse momento, estamos investindo na capacitação. A próxima etapa será a entrega das mudas”, explicou.
A principal ideia por trás dos arranjos produtivos é criar uma rede de cooperação entre os diferentes atores com foco na capacitação, no estímulo à competitividade e no desenvolvimento de cadeias produtivas da produção até a comercialização. Os arranjos produtivos também facilitam o acesso a linhas de créditos e ajudam a atrair investimentos.




