Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Já na etapa de capacitação, o projeto Arranjos Produtivos realiza mais um dia de atividades nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa (Ales). Com foco nas culturas de café, mandioca e hortaliças, o curso envolve 50 técnicos que vão prestar assistência a pequenos agricultores de 23 cidades capixabas. O projeto é uma iniciativa da Ales, por meio da Secretaria da Casa dos Municípios.
O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores. “O projeto Arranjos Produtivos é uma entrega muito especial que a Casa faz nessa gestão porque oferece capacitação aos pequenos produtores com foco em melhorar a qualidade e a produtividade”. O curso é ministrado pelo técnico em agropecuária Douglas Garcia.
Segundo a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, a próxima fase será a entrega das mudas. “Já passamos pelo diagnóstico e pela fase de seminários, para captação das pessoas interessadas. Nesse momento, estamos investindo na capacitação. A próxima etapa será a entrega das mudas”, explicou.
A principal ideia por trás dos arranjos produtivos é criar uma rede de cooperação entre os diferentes atores com foco na capacitação, no estímulo à competitividade e no desenvolvimento de cadeias produtivas da produção até a comercialização. Os arranjos produtivos também facilitam o acesso a linhas de créditos e ajudam a atrair investimentos.




