Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

“
Noventa conselheiros que integram os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSs) em seis cidades da Região do Caparaó foram capacitados, nestas quinta (04) e sexta-feira (05), sobre a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Os eventos foram realizados nas cidades de Muniz Freire e São José do Calçado.
A capacitação realizada em Muniz Freire, na quinta-feira, que também reuniu conselheiros de Alegre e Jerônimo Monteiro, teve 47 participantes. Já a realizada em São José do Calçado em conjunto com os municípios de Dores do Rio Preto e Guaçuí contou com a presença de 43 pessoas. Os cursos foram elaborados por solicitação dos próprios municípios e terão como objetivo debater as políticas agrícolas e agrárias.
Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, José Arcanjo Nunes, os conselheiros avaliaram de forma positiva as capacitações oferecidas nesta semana. “As capacitações são uma grande oportunidade de troca de experiência entre os conselheiros e de afirmação da importância da existência e do funcionamento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, como instrumento provocador e indutor das Políticas Públicas para o meio rural do município ”, afirmou Arcanjo.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária do Estado (Idaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e as prefeituras.
Mais duas capacitações de CMDRSs estão previstas para este mês. No próximo dia 11 os CMDRS de Ibitirama e Divino de São Lourenço passarão pela capacitação, que será em Divino de São Lourenço. Já no dia 12, será a vez dos conselheiros de Iúna, Irupi e Ibatiba se reunirem em Irupi.





