pube
Cooperativismo

Estudantes capixabas falam sobre cooperativismo em desenhos e redações

por Vera Caser Comunicação

em 23/05/2022 às 19h48

3 min de leitura

Estudantes capixabas falam sobre cooperativismo em desenhos e redações

Por meio de desenhos criativos, redações bem elaboradas, poemas e tiras em quadrinhos,  estudantes capixabas poderão mostrar como o cooperativismo pode impactar de forma positiva a vida das pessoas e das comunidades. O Instituto Sicoob abriu as inscrições para o seu concurso cultural, realizado anualmente em escolas públicas, privadas e cooperativas educacionais. Neste ano, o tema é “Cooperar para Transformar”.

Caso tenha interesse, a escola deve procurar a agência mais próxima do Sicoob ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]sicoob.com.br para receber mais informações e o link para inscrição, que vai até o dia 31 de maio.

Caso a escola faça a inscrição, os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental ficam aptos para participarem da seleção que tem fases locais, regionais e nacional.

pube

Na primeira fase, são escolhidos os três melhores trabalhos de cada categoria (desenho, crônica, poema e tiras em quadrinhos) em uma premiação local, realizada pelas sete cooperativas do Sicoob ES. Os vencedores recebem kits escolares.

Na segunda etapa, são escolhidos os melhores trabalhos em nível estadual. A premiação é feita em Vitória e inclui um tablet para cada aluno e premiações em dinheiro para os professores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

A última etapa, nacional, é realizada em Brasília, com a seleção dos melhores desenhos e textos de todo o Brasil. O aluno vencedor de cada categoria receberá um notebook, o professor responsável receberá um curso de até R$ 3 mil, e a escola ganhará um data show e uma caixa de som.

Saiba mais:

  • O Concurso Cultural do Instituto Sicoob é realizado todos os anos;

  • Podem participar estudantes de escolas públicas, privadas e cooperativas educacionais;

  • Alunos de Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Linhares, Domingos Martins e Castelo foram premiados regionalmente e chegaram à etapa nacional do concurso, no ano passado;

  • O Concurso Cultural teve recorde de participações no Espírito Santo em 2021, com 80 escolas de 28 municípios capixabas e 6,7 mil alunos participantes (mais que o triplo em relação ao concurso anterior).

A superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES, Sandra Kwak, vê nesta ação uma oportunidade de disseminar o aprendizado sobre o cooperativismo. “As crianças têm oportunidade de aprender sobre a união de forças e a atuação coletiva em prol de um propósito de forma criativa. O objetivo é que os alunos acessem e explorem a imaginação sobre o poder que a cooperação tem em nossas vidas e que esse conhecimento seja incorporado aos seus valores e práticas diárias”, ressalta.