Mais lidas 🔥

Premiação internacional
Do cafezal ao Vale do Silício: capixaba conquista prêmio internacional com invenção

Lucas Souza Alves, jovem do Caparaó, especialista em cafés, morre aos 24 anos em grave acidente

Café de valor agregado
Nova modalidade de café chega ao Vale do Jequitinhonha com financiamento do BNB

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Da lavoura ao mundo: o domínio capixaba da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de agosto

O conhecimento é a chave para a inovação e o aprimoramento de processos, e em 2022 os cooperativistas capixabas foram destaque na busca de aprendizado. Isso porque, de acordo com um ofício divulgado pelo Sistema OCB, a Unidade Estadual do Espírito Santo ficou na terceira posição do ranking de unidades com maior número de alunos com matrículas concluídas na plataforma de aprendizagem CapacitaCoop. A organização ficou atrás apenas dos estados do Paraná e de Minas Gerais.
O ofício circular 252/2022, intitulado “Retrospectiva e balanço da Capacitacoop – 2022”, foi divulgado no último dia 15 de dezembro. O documento compila as principais informações acerca do uso da plataforma durante o ano, como o número de cursos e trilhas disponibilizados, número de usuários cadastrados, certificados gerados, entre outros.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, recebeu a informação com surpresa e alegria. “Essa posição é muito significativa. É por meio do conhecimento que evoluímos. É muito bom saber que os colegas cooperativistas aqui do estado estão utilizando essa plataforma e buscando se aprimorar, o que engrandece o cooperativismo capixaba,” afirmou a liderança.
Carlos André destacou, ainda, que o Sistema OCB/ES incentiva continuamente que as cooperativas realizem cursos e aproveitem todos os benefícios e oportunidades oferecidos Sistema OCB e suas Unidades Estaduais.
“Todos os meses, a equipe de Formação Profissional do Sistema OCB/ES divulga a agenda de cursos e eventos promovidas pela organização para as suas cooperativas. Em complemento, a equipe indica cursos e trilhas da plataforma CapacitaCoop”, pontuou Carlos André.
COLABORADOR ELOGIA A PLATAFORMA
Durante o último ano, muitas pessoas concluíram cursos na CapacitaCoop. Uma delas foi o assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES, Victor Lima. A organização incentiva os seus colaboradores a se capacitarem pela plataforma. O Grupo Aberto Multidisciplinar para a Inovação (Gami), por exemplo, formado por profissionais de diferentes setores da Unidade Estadual, preparou uma trilha de inovação com a indicação de quatro cursos da plataforma para os colaboradores.
Victor Lima concluiu a trilha e gostou da seleção de cursos. “As capacitações escolhidas foram muito leves, e o fato de a plataforma ser muito intuitiva contribuiu para que a minha experiência fosse ainda mais positiva”, afirmou o assessor.
De acordo com o colaborador, um dos diferenciais do ambiente virtual é que ele permite customizar a rotina de estudos. “A plataforma possibilita que você faça as capacitações no seu próprio tempo, podendo pausar e voltar a assistir os módulos em outro momento. Assim você consegue finalizar cada curso com calma, sem perda alguma”, disse.
Além da trilha do Gami, Lima também fez capacitações voltadas para a área de contabilidade e relacionadas ao Ramo Crédito na CapacitaCoop.
SOBRE A CAPACITACOOP
A CapacitaCoop é um ambiente virtual de aprendizagem gratuito para as cooperativas registradas e regulares. A plataforma foi lançada pela Unidade Nacional do Sistema OCB em abril de 2020. O objetivo é disponibilizar ferramentas de aprendizagem à distância para cooperados, colaboradores e dirigentes de coops de todo o Brasil, além de representantes das Unidades Estaduais.
Atualmente, a plataforma possui 103 cursos. O catálogo de capacitações disponíveis é variado, com temas que atendem aos interesses de diversos perfis de alunos. Há desde capacitações básicas sobre o modelo de negócio até cursos avançados para gestores. Também estão disponíveis trilhas de capacitações, compostas por diferentes cursos que se complementam.
Desde a sua criação, a plataforma tem se aprimorado e alcançado bons resultados. No mês de julho de 2022, a CapacitaCoop passou por uma melhoria em sua interface. A plataforma de aprendizagem EaD passou a ter ferramentas otimizadas e recursos diferenciados, além de uma nova interface com design mais moderno e intuitivo. Todas as melhorias foram feitas para potencializar e tornar a experiência do usuário mais leve e dinâmica.
A contar do momento de seu lançamento, em 2020, foram mais de 22.540 certificados gerados e 2.934 cooperativas atendidas em todo o Brasil.




