Cooperativismo

Dia do Voluntariado: engajamento e solidariedade para promover o bem

por Sicoob News

em 05/12/2022 às 15h36

3 min de leitura

Dia do Voluntariado: engajamento e solidariedade para promover o bem

Imagem: Pixabay

Celebrado na última segunda-feira (5), o Dia Internacional do Voluntariado tem como objetivo despertar nas pessoas o desejo de realizar atividades para auxiliar a comunidade, instituições sociais e o meio ambiente. Este tipo de ação, além de beneficiar a quem precisa, também faz bem para quem pratica, segundo um estudo da Universidade de Oxford. Em quem pratica o voluntariado, a liberação de hormônios da felicidade é maior.

Uma das instituições que incentiva o voluntariado é o Sicoob ES, que encontra nas ações uma forma de impactar as comunidades em que está inserida. As cooperativas incentivam a participação dos colaboradores e oferecem suporte para que os projetos sociais sejam realizados.

Engajamento social

Atualmente, 800 colaboradores atuam em iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente, educação financeira e até mesmo promoção de saúde. O número equivale a mais de um terço dos colaboradores do sistema. Além de promover o cooperativismo, a instituição está alinhada às práticas atuais de ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

“O envolvimento do nosso time com as comunidades traduz o propósito do cooperativismo de transformar por meio da união. Cada voluntário ajuda a transformar de forma positiva a realidade à nossa volta. Esse é um trabalho feito por muitas mãos”, enfatiza a superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES, Sandra Kwak.

Trabalho com a comunidade

Para atuarem como voluntários, os colaboradores se cadastram em um banco interno da instituição, colocando-se à disposição em atividades para as quais eles têm mais aptidão. Durante todo o ano, são postas em prática iniciativas divididas em seis eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania Financeira, Saúde, Ações Socioambientais e Educação.

Cristiane Maria Costa Cardoso, que atua na agência Enseada do Suá, em Vitória, é voluntária do Financinhas. No projeto, ela ensina crianças de 5 a 12 anos a ter uma vida financeira controlada por meio da contação de histórias.

Há dois anos, ela e as lúdicas histórias dos livrinhos do Instituto Sicoob despertam nos pequenos noções de poupança, economia e o que fazer com o que ganham.

As contações são realizadas em escolas, orfanatos e instituições que prestam assistência e trabalhos sociais para crianças. Para Cristiane, o trabalho de voluntária é recompensador.

“É uma interação muito bacana. Com os livrinhos desenhados, conto narrativas do cotidiano delas e elas começam a se lembrar de alguns fatos, como quando ganham ou trocam brinquedos. É uma forma muito saudável de inserir a vida financeira logo nos primeiros anos de vida”, disse Cristiane, de 47 anos.

Voluntariado

Além do projeto Financinhas, outro projeto que conta com o apoio de voluntários é o Prevenir, por meio do qual mulheres e homens têm acesso a exames gratuitos para a detecção dos cânceres de mama e de próstata.

Nos meses de junho e julho, vários colaboradores e cooperados também atuam para realizar as ações do Dia C (Dia de Cooperar), comemorado no primeiro sábado de julho. Neste ano, foram mais de 1.000 voluntários em campanhas de arrecadação de alimentos, leite e produtos de limpeza e higiene pessoal, além de outros trabalhos.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!