pube
Cooperativismo

Dia C: Sicoob Sul-Serrano arrecada alimentos para mais de 6,6 mil pessoas

por Vera Caser Comunicação

em 12/07/2022 às 17h12

3 min de leitura

Dia C: Sicoob Sul-Serrano arrecada alimentos para mais de 6,6 mil pessoas

A alta dos preços dos alimentos impacta no bolso e reflete na mesa das pessoas que mais precisam. O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil apontam que 33,1 milhões de pessoas passam fome no país, mesmo patamar de 30 anos atrás. O levantamento aponta ainda que, em menos de um ano, 14 milhões entraram em situação de vulnerabilidade alimentar.

Para minimizar esses tristes dados, o Sicoob Sul-Serrano massificou a campanha de arrecadação de alimentos durante o mês de junho último, como parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C), data em que cooperativas de todo o Brasil estimulam o voluntariado com as comunidades. Neste ano, a data foi celebrada em 2 de julho.

Quase 350 voluntários da cooperativa estão empenhados na coleta dos itens. A ação vai beneficiar mais de 6,6 mil pessoas e famílias carentes em 16 municípes onde a instituição atua.

Hospital

Uma das entidades é o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante, beneficiando diretamente 3 mil pessoas. Segundo Esla Lessa Borba, diretora da instituição, a ajuda do Sicoob Sul-Serrano é muito bem-vinda.

pube

“Somos um hospital filantrópico e temos uma situação financeira delicada. Essas ações de doação de alimentos e outras campanhas são essenciais. Percebemos o desejo do Sicoob em colaborar. Com essa doação, ficamos dias sem a necessidade de comprar os itens, gerando economia. É uma instituição parceira e que sempre nos apoia muito”.

Entidades

Abrigos que atendem crianças, adolescentes e idosos, igrejas, centros comunitários, Cras e hospitais estão entre as instituições beneficiadas com os alimentos doados no Dia C.

A Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, em Irupi, vai atender 500 famílias carentes da região. Em Marechal Floriano, a coleta será voltada para 600 pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Em Muniz Freire, o Dia C beneficiará a Santa Casa de Misericórdia Jesus Maria José.

Várias entidades serão contempladas em Cariacica: Caridade Ação Social Solidária São João Batista, Instituto Viva Mais Reabilitação e Integração Social, famílias carentes de Itacibá, Oriente, Aparecida, Porto de Santana, Porto Novo e região, Centro Comunitário Bela Aurora e Casa Fé e Alegria de Nova Esperança.

Cooperativismo

O presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, destacou que o Dia C confirma o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo e equilibrado.

“O objetivo do movimento é promover, estimular e potencializar as ações voluntárias das cooperativas em uma grande corrente do bem. Estamos com centenas de voluntários empenhados em realizar a coleta de alimentos para ajudar pessoas que mais precisam, de forma a exercer a responsabilidade social de nossa cooperativa”, disse Cleto.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!