pube
Cooperativismo

Da Terra: uma jornada de inovação e cooperação em Laranja da Terra

por Leandro Fidelis

em 28/10/2023 às 0h30

4 min de leitura

Da Terra: uma jornada de inovação e cooperação em Laranja da Terra

*Fotos: Divulgação

A “Da Terra Produtos Caseiros”, de Laranja da Terra, se destaca pela criação de produtos únicos. Em vez de apenas ofertar os produtos agrícolas tradicionais, o casal Daniela Gurgel e Thiago Delbone buscou criar algo distinto no mercado. O molho barbecue de banana foi uma das primeiras inovações, juntamente com outros produtos como banana passa com chocolate e geleia de banana com canela.

Além disso, a visibilidade alcançada pelos produtores demonstra que mesmo os pequenos podem ter grande impacto no agronegócio. Eles compartilharam o sucesso da agroindústria com a comunidade, mostrando ser possível criar produtos de alta qualidade mesmo com recursos limitados.

“Queria mostrar ao produtor rural a necessidade de ele ser mais que só um produtor rural. Mesmo com uma propriedade pequena e baixa produção, podemos nos destacar com produtos ainda não encontrados no mercado. Não queria ser só uma fábrica de geleia, fazer só antepasto de berinjela. Isso todo mundo já fazia. Precisava fazer algo diferente para sermos notados”, relata Daniela.

A empreendedora enfatiza a importância do apoio da cooperativa de crédito, no caso o Sicoob Sul-Serrano, fundamental para transformar a agroindústria em realidade. Ela destaca que as cooperativas não são apenas instituições financeiras, mas parceiras que entendem as necessidades dos produtores rurais e pequenos empreendedores.

“A força do cooperativismo e do associativismo é evidente quando se trata de acessar recursos financeiros. Ao contrário dos bancos privados ou estatais, as cooperativas de crédito acreditam no poder do grupo e na divisão de lucros. Isso cria um senso de comunidade e apoio mútuo, onde os pequenos produtores se sentem valorizados como cooperados, não apenas clientes. Quando falo do Sicoob, me sinto ‘Família Sicoob’”, diz.

Para Daniela, essa dinâmica fortalece o relacionamento com a cooperativa, proporcionando liberdade para buscar ajuda e tornando a experiência financeira mais significativa em todos os aspectos. “A força da ação cooperativista sempre vai ser maior que a individual”, conclui.

E dentro dessa lógica de coletividade, o casal de empreendedores está promovendo uma mudança de consciência em Laranja da Terra. Eles inspiram outras dezenas de produtores rurais a também prosperarem em meio aos desafios da agricultura.

No ano passado, eles inauguraram a “Pommer Huss”, que começou com a ideia de ser a loja da marca “Da Terra” e agora é um ponto turístico que celebra a cultura pomerana local e apoia outros produtores da região. “Nossa propriedade fica no final da estrada, não é rota para lugar nenhum, o que dificulta o agroturismo. Daí queria abrir uma loja no centro da cidade não só para vender geleia e antepasto, não seria muito convidativa. Pensei em um local para as pessoas frequentarem e que fosse vitrine dos produtos da região”, conta Daniela.

Segundo a empreendedora, chamava atenção não encontrar nem o brote (pão típico feito com milho) nem artesanato local no comércio de uma das cidades mais pomeranas do Espírito Santo.

“Pesquisei um lugar e encontrei a casa caindo, os proprietários querendo demolir. Falei aos donos do meu interesse em restaurar o local e transformá-lo em ponto turístico de Laranja da Terra. Eles super aceitaram e ajudaram nos custos da restauração”.

*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra- julho 2022

A “Pommer Huss”, na tradução “casa pomerana”, é onde funcionava a primeira loja da cidade. Daniela conta que ouviu muitas memórias de moradores sobre a compra da primeira enxada, do tecido para o vestido de casamento, entre outros artigos no local. Tudo isso atrelado à construção ser tipicamente pomerana. “Queríamos dar a cara dessa cultura! Hoje, o espaço também funciona como loja colaborativa. A Pommer Huss está aberta para qualquer agricultor ou artesão de Laranja da Terra e região, mesmo que não seja associado à Feira Livre”.

E as conquistas da dupla não param por aí. Depois de ficar entre os seis vencedores do Brasil do Prêmio Produtor Rural Sustentável do Sicoob, em 2022, Daniela Gurgel venceu, no último dia 03 de outubro, a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!