pube
Cooperativismo

Coopram recebe esteiras motorizadas para apoiar cooperados durante a despesca

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 15/04/2020 às 15h28

3 min de leitura

Coopram recebe esteiras motorizadas para apoiar cooperados durante a despesca


(Foto: *Divulgação)


A Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Cooparam) recebeu na última quinta-feira (09) duas esteiras motorizadas para apoiar os piscicultores e agricultores da cooperativa durante o período de despesca, que acontece o ano todo a depender do momento em que os alevinos são colocados nos tanques de produção.

pube

As máquinas são resultado do empenho do Sistema OCB/ES junto ao Governo do Espírito Santo e outras entidades representativas na implementação do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf).

Em 2019, o Funsaf destinou mais de R$ 2 milhões em contratos na segunda edição do fundo. E a Coopram está entre os beneficiados com o programa.

Para o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, a entrega do maquinário, mesmo em tempos de crise, demonstra que o esforço empenhado anteriormente em defesa do cooperativismo e da agricultura familiar começa a dar frutos em momentos decisivos.

“Sempre trabalhamos para estar à frente dos acontecimentos. Nos antecipando e pensando no bem das nossas cooperativas. A entrega das esteiras é uma conquista muito importante, fruto do nosso trabalho junto ao Governo do Espírito Santo e outras entidades parceiras da agricultura familiar. O Funsaf é uma vitória que se reflete no fortalecimento da agricultura familiar e das nossas cooperativas ”, destacou.

O presidente da Coopram, Darli José Schaefer, reforçou que os equipamentos adquiridos por meio do Funsaf são fundamentais para o trabalho desenvolvido pelos piscicultores e agricultores. Isso porque durante o trabalho de despesca, que acontece ao longo do ano, os cooperados têm que carregar caixas de 30 quilos de tilápia por cerca de 20m de altura até chegar aos caminhões.

“A despesca é um trabalho muito pesado. Com as esteiras e redes, essa atividade é facilitada porque tudo passa a ser automatizado até chegar ao caminhão. Esses equipamentos são fundamentais para nossos cooperados e estamos muito satisfeitos em recebê-los. Essas máquinas são resultado de um projeto com a OCB/ES e outros parceiros. São coisas que parecem ser poucas, mas para nossos agricultores, ajuda em muito a continuar essa jornada ”, disse o presidente.


O Funsaf

É um fundo criado para apoiar financeiramente os projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores capixabas. De forma democrática, possibilita acesso a recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo.

Com o apoio técnico e financeiro integrado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Funsaf possibilita a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

O Funsaf apoia projetos relacionados à organização dos processos de produção, agroindustrialização, beneficiamento, comercialização e gestão dos empreendimentos, qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar.

Além do BNDES, Bandes e Incaper, também é parceiro do fundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), além de organizações de agricultores familiares.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!