Mais lidas 🔥

Conheça a banana Ambrosia, nova cultivar resistente a doenças, alagamentos e seca

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Turismo capixaba
Rota dos Ipês vira destino oficial e movimenta turismo capixaba

Turismo e eventos
Confira a nova data da Festa do Morango de Pedra Azul, em Domingos Martins

Energia solar
Com avanço da energia solar, Fortlev leva soluções ao Nordeste

As Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) são um instrumento fundamental para garantir a execução do segundo princípio do movimento cooperativista, a Gestão Democrática. Esse princípio também é seguido pelas três cooperativas mirins atualmente em atividade no Espírito Santo, compostas por alunos de cooperativas educacionais do estado.
São elas a Coop-União, a Coopemcel e a Cooperjetibá. Os membros de cada uma delas realizaram suas assembleias gerais durante o último mês de março, dentro do prazo estipulado pela legislação que regulamenta o sistema jurídico das coops em todo o Brasil.
Nas AGOs, as cooperativas mirins apresentaram seus resultados e prestaram contas das atividades desenvolvidas no ano anterior. Na oportunidade, os cooperados também elegeram as novas diretorias e conselhos da gestão de 2023 e debateram pautas de interesse comum.
A seguir, conheça os detalhes das assembleias e a nova composição das diretorias e conselhos de cada coop mirim.
COOP- UNIÃO
A Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Mirim de São Gabriel da Palha (Coop-União) aconteceu no dia 24 de março e reuniu 52 dos 71 associados da cooperativa. Vale destacar que, dos 71 cooperados, 22 entraram na coop este ano.
A assembleia foi totalmente conduzida pelos alunos cooperados, o que evidenciou a autonomia dos estudantes. Lorethana Scalfoni, professora orientadora da Coop-União, ressaltou que se sentiu realizada ao ver os alunos protagonizando um acontecimento de tamanha importância. “É gratificante ver como o programa tem transformado os alunos e os tornado autônomos e responsáveis. Fiquei muito feliz e agradecida a todos os sócios que contribuíram para que a assembleia fosse um sucesso”, concluiu Lorethana.
Na AGO, ocorreu eleição da nova gestão que irá conduzir a cooperativa durante o ano de 2023. A diretoria executiva, que antes era composta pelo presidente Gabriel Dalcin Thaumaturgo e pela vice-presidente Nicole Dias Leite, agora foi assumida pelo presidente Davi Alves Nascimento e pela vice-presidente Lara Vieira de Souza.
Há um ano na cooperativa, Davi Alves, de 13 anos, expressou a sua satisfação em assumir a posição de presidente. “Para mim é uma alegria enorme assumir um cargo de liderança na cooperativa. Eu nunca participei da direção de uma organização. Só tenho a agradecer a oportunidade”, relatou.
Juntamente com a vice-presidente, o aluno reforçou que uma das metas da nova gestão é transformar a comunidade em que atuam em um lugar mais cooperativista e melhor para se viver. Para alcançar esse objetivo, garantiu que o plano de trabalho deste ano contará com ações como doação de agasalhos, visitas ao asilo, entre outras.
Lara Vieira, por sua vez, ingressou na coop mirim há dois anos e já esteve à frente da diretoria de produção. A aluna, que é da mesma turma e da mesma idade que o presidente Davi, está empolgada com a nova missão. “Eu tenho expectativa de que iremos realizar tudo o que temos em mente, com muito esforço. Espero que consigamos atingir todas as nossas metas para este ano”, concluiu.
Veja a nova composição das diretorias e dos conselhos da Coop-União:
Diretoria Executiva:
- Presidente: Davi Alves Nascimento
- Vice-presidente: Lara Vieira de Souza
Conselho de Administração:
- 1ª secretária: Ana Luísa Gava Alvarenga
- 2ª secretária: Eloah Castelan Rosa
- 1ª tesoureira: Julia Pessin Gasparini
- 2ª tesoureira: Eloisa Romano Ahnert
Conselho Fiscal Efetivo:
- Silvia Cristina Krause Nardi
- Isis Sedel Ferreira da Fonseca
- Ana Clara Boni
Conselho Fiscal Suplente:
- Davi Thomes Rondelli
- Zara Schimidt Arrigoni
- Larissa Pinaffo Pereira
Diretorias de Produção, Comercialização e Divulgação e Cultura
- Produção: Maite Gude Burgarelli
- Comercialização: Vicente Ton Bozzetti
- Divulgação e Cultura: Gisela Keffler
COOPERJETIBÁ
A Cooperjetibá, coop mirim da cooperativa educacional de Santa Maria de Jetibá, realizou a sua AGO no dia 30 de março. Os itens de pauta debatidos, conforme edital publicado, foram: prestação de contas do exercício de 2022; parecer do Conselho Fiscal; destinação de sobras; eleição e posse do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e, por fim, apresentação do plano de trabalho para o ano de 2023.
A professora orientadora da Cooperjetibá, Elisângela Lemke, se reuniu diversas vezes com os alunos cooperados ao longo do mês de março para prepará-los para a assembleia. Os encontros serviram para planejar os detalhes, definir as pautas que seriam discutidas e votadas e escolher a composição das novas chapas para integrar os conselhos e diretorias.
Lemke demonstrou satisfação pela forma que os alunos conduziram a AGO. “Meu sentimento é de felicidade e orgulho. Pude aplaudir de pé. Muito lindo ver o envolvimento dos cooperados, principalmente daqueles que fizeram o uso da palavra no decorrer da assembleia”, destacou a professora.
Por mais um mandato, o estudante Paulo Henrique Klemz assume a presidência da diretoria executiva da Cooperjetibá. Atualmente, o aluno está no nono ano do ensino fundamental. Cooperado há três anos, Klemz enxerga com muita responsabilidade a sua reeleição, e está contente pelo fato dos cooperados terem gostado do trabalho realizado no último ano.
Arthur Jacob, reeleito vice-presidente, demonstra empolgação com a nova gestão. “Temos a expectativa de desenvolver um novo objeto de aprendizagem, assim como projetos para arrecadar alimentos e roupas para instituições necessitadas, mas é importante lembrar que esse trabalho é coletivo e não depende apenas da diretoria executiva”, concluiu o vice-presidente.
A nova gestão está cheia de planos para serem concretizados ao longo do ano. Dentre as ações, a diretoria pretende realizar uma série de cursos, agregar valor ao objeto de aprendizagem com a concepção de uma nova embalagem e dar continuidade a projetos já em andamento, como o Biojetibá, que é voltado à Agenda 2030, da ONU.
Veja a nova composição das diretorias e dos conselhos da Cooperjetibá:
Diretoria Executiva:
- Presidente: Paulo Henrique Klemz Hanstereiter Roque
- Vice-presidente: Arthur Jacob
Conselho de Administração:
- 1ª secretária: Deborah Prochnow
- 2º secretário: Helio Gomes Neto
- 1º diretor financeiro: Arthur Piorotti
- 2º diretor financeiro: Murilo Espindula Stange
Conselho Fiscal:
- Gabriel Delleprane
- Breno Castello
- Fernanda Oliveira
- Evellyn Grieser
- Julia Westphal
- Julio Cesar Roepker
Diretorias de Produção, Comercialização e Divulgação e Cultura:
- Produção: Sofia Gums
- Comercialização: Henrique Ohneszorge
- Divulgação e Cultura: Lourenço Simon Jacob
COOPEMCEL
A última coop mirim a promover a sua AGO foi a Cooperativa Mirim da Cooperativa Educacional de Linhares (Coopemcel). A assembleia ocorreu na tarde do dia 31 de março, com última chamada às 14h30min. O evento serviu para celebrar as inúmeras conquistas e aprendizados do ano anterior, prestar contas de todo trabalho desenvolvido e traçar novos rumos, por meio da apresentação do plano de trabalho para o ano de 2023.
Composta atualmente por 80 cooperados, a coop mirim do município de Linhares recebeu 30 novos sócios neste ano e contou com a participação de boa parte deles na assembleia. A professora orientadora da cooperativa, Andréa Scopel, atestou que a solenidade foi de extrema importância. “A AGO foi um momento muito significativo para nossos cooperados, principalmente para os novos, pois puderam observar e participar ativamente do processo de votação, enriquecendo ainda mais a ocasião”, ponderou a professora.
A eleição da nova diretoria e conselhos da Coopemcel teve um valor simbólico especial este ano, visto que os cargos foram ocupados majoritariamente por cooperadas, incentivando e ressaltando desde cedo a importância da abertura para a liderança feminina.
A presidência da coop mirim conta agora com a liderança de Pietra Ferrari, aluna do oitavo ano do ensino fundamental e que, na gestão passada, ocupava o cargo de vice-presidente da Coopemcel. A presidente afirmou estar animada com os projetos e desafios que estão por vir e frisou a importância da liderança feminina. “É de extrema importância que mulheres assumam cargos de gestão desde cedo, pois assim conseguimos trazer a visão feminina para os projetos, o que é fundamental para o sucesso do cooperativismo no nosso país”, enfatizou.
Yasmin Macena, de 13 anos, agora ocupa a vice-presidência da cooperativa. A adolescente já faz parte da Coopemcel há três anos e, na última gestão, foi diretora de Produção. Macena relata que a experiência como cooperada e gestora na coop mirim irá contribuir para o seu futuro. “Com a Coopemcel eu aprendi a cooperar, trabalhar e tomar decisões em equipe e muito mais. Penso que isso vai me ajudar muito no futuro, tanto no mercado de trabalho ou em uma universidade, quanto na minha vida social”, destacou.
A professora orientadora da Coopemcel acredita no sucesso das ações que serão desenvolvidas neste ano. “A nova diretoria é formada por um grupo muito bom, e todos estão muito empenhados em promover ainda mais o crescimento da cooperativa mirim. Acredito no potencial dessa nova gestão e, com certeza faremos um bom trabalho ao longo deste ano de 2023”, pontuou Scopel.
Veja a nova composição das diretorias e dos conselhos da Coopemcel:
Diretoria Executiva:
- Presidente: Pietra Barboza Ferrari
- Vice-presidente: Yasmin Suzana Macena
Conselho de Administração:
- 1ª secretária: Mariana Lima Capucho
- 2ª secretária: Emanuelly Oliveira Pereira
- 1ª tesoureira: Lua Clara Fernandes Bandeira
- 2ª tesoureira: Emanuelly Oliveira Pereira
Conselho Fiscal Efetivo:
- Pedro Lopes de Oliveira
- Murilo Bustamante Ramos
Conselho Fiscal Suplente:
- Guilherme Elias Gobete
- Ítalo Santana Lima
Diretorias de Produção, Comercialização e Divulgação e Cultura
- Produção: Bianca Nery Duarte
- Comercialização: Luísa Scarton Piana
- Divulgação e Cultura: Luiza Lopes Lorenzon e Bryan Ribeiro Bressaneli
Fonte: Sistema OCB/ES




