pube
Cooperativismo

Conexão Safra é finalista em duas categorias do 15° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba

por Redação Conexão Safra

em 11/11/2022 às 12h12

2 min de leitura

Conexão Safra é finalista em duas categorias do 15° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba

Leandro e Fernanda, uma das parcerias entre jornalistas da “Conexão Safra” que emplacou prêmios neste ano

A revista e portal Conexão Safra tem duas reportagens finalistas no 15° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba. Na categoria radiojornalismo e podcast, a matéria “Sobre mutirões e união: a história do cooperativismo cafeeiro no ES” (clique aqui e confira), do jornalista Leandro Fidelis, e na categoria impresso, a matéria “Somos flecha, somos arco: o ‘escambo’ moderno que alavanca as cooperativas capixabas” (clique aqui e confira), da jornalista Fernanda Zandonadi.

No podcast, Leandro Fidelis mostra que os imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo foram decisivos para o cooperativismo capixaba. Tendo como base um estudo do professor da Ufes Roberto Fassarella, que analisou o período de 1950 a 1970, o repórter buscou junto aos descendentes dos primeiros imigrantes as memórias de como um sistema de organização social e econômica baseado em mutirões e cooperação foram força motriz para o crescimento das cidades capixabas.

pube

Já na matéria da repórter Fernanda Zandonadi, o foco foi a intercooperação e como as cooperativas estão trabalhando juntas para enfrentar um mercado cada dia mais competitivo. Além de ganhos logísticos, há ainda um aumento de produtividade entre os atores.

O prêmio é organizado desde 2007 pelo Sistema OCB/ES com o intuito de reconhecer a importância do jornalismo para a divulgação do cooperativismo no Espírito Santo. A iniciativa também busca promover a valorização dos profissionais da comunicação e da imprensa no estado.

Em homenagem aos 50 anos da organização que representa e defende as cooperativas no Espírito Santo, a OCB/ES, a 15ª edição do PJC gira em torno do tema “Cooperativismo, memória e histórias”. Vale lembrar que, respeitadas as regras do regulamento, a pauta jornalística foi de livre escolha dos participantes.

Esta edição conta com a correalização da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e patrocínio das cooperativas Coocafé, Cooabriel, Coopeavi, Serrana, Sicoob ES, Sicredi, Unicred Minas – Espírito Santo, Unimed Espírito Santo e Uniodonto Espírito Santo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!