Os melhores do Brasil

Conexão Safra na Estrada revela o segredo dos cafés campeões capixabas

Imagem gerada com IA por John Adão

O que faz um café ser considerado o melhor do Brasil? Essa foi a pergunta que levou o Conexão Safra na Estrada, com apresentação de John Adão, para a Região do Caparaó, onde brotaram os dois cafés que conquistaram o título de melhores do Brasil no Coffee of the Year 2024 — nas categorias arábica e conilon.

No arábica, a vitória veio com Paulo Roberto, produtor de Divino de São Lourenço, que surpreendeu ao vencer logo em sua primeira participação no concurso. Já no conilon, a consagração foi de Antônio César, de Jerônimo Monteiro. Dois caminhos distintos, mas movidos pela mesma paixão: o amor pelo café.

Mas afinal, qual é o segredo desses cafés campeões? A resposta está em cada detalhe do processo — da lavoura à xícara. No vídeo, John Adão destaca que os sabores marcantes e inigualáveis dos grãos capixabas nascem da dedicação de famílias que tratam o café com respeito, técnica e muito carinho. O clima, a altitude e o terroir das montanhas do Caparaó são ingredientes fundamentais, mas o toque final está nas mãos de quem cultiva.

A reportagem mostra que o café especial não nasce por acaso: ele é resultado de processos cuidadosos, experimentações, conhecimento técnico e, principalmente, de sonhos que atravessam gerações. Famílias que veem na produção de café não apenas um sustento, mas uma forma de expressar identidade, cultura e excelência.

O vídeo termina com uma certeza: o Espírito Santo está, mais do que nunca, presente na xícara dos brasileiros — com um sabor especial, capixaba e campeão.

O episódio 5 do Conexão Safra na Estrada, conta o patrocínio exclusivo do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)

 

Clique aqui e confira o episódio completo.

 

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos