Mulheres do Cacau

Conexão Safra na Estrada: força feminina transforma o cacau capixaba

Uma iniciativa inspiradora tem semeado a inovação entre as produtoras de cacau, elevando a qualidade e o impacto social da produção

MULHERES DO CACAU- CONEXÃO SAFRA NA ESTRADA
Foto: divulgação/John Adão

A força e a visão transformadora das mulheres estão redefinindo o cenário do agronegócio no Espírito Santo, com o setor cacaueiro sendo um dos grandes destaques dessa revolução. Uma iniciativa inspiradora tem semeado a inovação entre as produtoras de cacau, elevando a qualidade e o impacto social da produção.

A história dessa transformação começou com a sensibilidade da coordenadora do Projeto Mulheres do Cacau e extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Alessandra Maria da Silva, que enxergou o potencial inexplorado das mulheres na região. A crença no protagonismo feminino foi a primeira semente plantada, que germinou na fundação de uma associação que se tornou um símbolo de união e quebra de barreiras no tradicionalmente masculino universo do agronegócio.

A jornada inspiradora dessas mulheres e a visão de Alessandra são o tema central do mais recente episódio do programa “Conexão Safra na Estrada”, que integra a temporada 2025, patrocinada pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). O produtor de conteúdo John Adão, acompanhou de perto a trajetória da associação, mostrando como a união e a determinação dessas produtoras estão transformando o cacau do Espírito Santo em sinônimo de força feminina e práticas inovadoras.

Clique aqui e veja o episódio completo!

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos