Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

A força e a visão transformadora das mulheres estão redefinindo o cenário do agronegócio no Espírito Santo, com o setor cacaueiro sendo um dos grandes destaques dessa revolução. Uma iniciativa inspiradora tem semeado a inovação entre as produtoras de cacau, elevando a qualidade e o impacto social da produção.
A história dessa transformação começou com a sensibilidade da coordenadora do Projeto Mulheres do Cacau e extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Alessandra Maria da Silva, que enxergou o potencial inexplorado das mulheres na região. A crença no protagonismo feminino foi a primeira semente plantada, que germinou na fundação de uma associação que se tornou um símbolo de união e quebra de barreiras no tradicionalmente masculino universo do agronegócio.
A jornada inspiradora dessas mulheres e a visão de Alessandra são o tema central do mais recente episódio do programa “Conexão Safra na Estrada”, que integra a temporada 2025, patrocinada pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). O produtor de conteúdo John Adão, acompanhou de perto a trajetória da associação, mostrando como a união e a determinação dessas produtoras estão transformando o cacau do Espírito Santo em sinônimo de força feminina e práticas inovadoras.
Clique aqui e veja o episódio completo!





