AMOP

Amop: união rural que colhe desenvolvimento

A união rural em Mimoso do Sul promove transformação social e coleta café conilon de alta qualidade com 46 famílias.

Foto: Ruan Klen

No Sul do Espírito Santo, mais precisamente na comunidade de Palmeiras, em Mimoso do Sul, 46 famílias provam que quando o campo se une, colhe-se muito mais do que produtos: colhe-se transformação social, desenvolvimento sustentável e dignidade.

O episódio de hoje do Conexão Safra na Estrada apresenta a trajetória da Associação de Moradores de Palmeiras (Amop), um exemplo inspirador de organização comunitária. Fundada em 1990, a entidade nasceu da necessidade de proteger as nascentes da comunidade contra o desmatamento provocado por uma empresa. Mas a união por uma causa ambiental despertou algo ainda maior: o potencial de uma comunidade que acreditou no trabalho coletivo.

Atualmente, a Amop é referência. Entre os destaques, está a produção de café conilon de alta qualidade, impulsionada por uma estrutura cooperada de pós-colheita com cinco secadores comunitários organizados em regime de escala. Isso garante eficiência, qualidade e conforto aos produtores.

As conquistas não param por aí. Com foco no bem comum, a comunidade implantou fossas biodigestoras em todas as casas, protegendo os recursos hídricos locais; uma escola rural que assegura o acesso à educação de qualidade; um centro de treinamento voltado à formação técnica e profissional; além de equipamentos compartilhados, que tornam o dia a dia das famílias mais produtivo e sustentável.

É o retrato de uma comunidade que mostra, na prática, o poder da união no campo e a força de uma agricultura feita com cooperação e propósito.

O episódio 9 do Conexão Safra na Estrada tem patrocínio exclusivo do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

Clique aqui e confira o episódio completo.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos