Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O saboroso Sotêco de Banana, prato típico de Araçatiba, é destaque na segunda edição da campanha “Receita da Minha Terra”, promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), uma iniciativa que celebra as melhores receitas tradicionais da agricultura familiar em diferentes regiões do Espírito Santo.
Originária da rica cultura gastronômica quilombola de Araçatiba, a receita é passada de geração em geração da família da vianense Andréa dos Santos Castelo, representando um verdadeiro patrimônio culinário local. Segundo Andréa, o prato traz boas recordações, pois ela aprendeu a prepará-lo com sua avó, ainda na infância. Sua origem mistura as tradições africanas e indígenas, povos com forte presença no lugar.
O Sotêco é um pirão que acompanha o peixe, pescado no passado pelas famílias nos rios Claro e Jacarandá. Atualmente, além de fazer parte da alimentação das famílias descendentes dos escravos da Fazenda Araçatiba, o sotêco é servido em ocasiões especiais ou comercializado em festas no bairro, como a Caminhada Ecocultural e o Dia da Consciência Negra.
A campanha, lançada no último dia 29 de agosto, no perfil do Instituto no Instagram, é realizada no contexto das diretrizes da política de segurança alimentar e nutricional e dentro da esfera de Educação Alimentar e Nutricional. O nome “Receita da Minha Terra” faz referência aos ingredientes produzidos pelos agricultores, bem como à região do prato.
A votação, aberta ao público no perfil oficial do instituto, vai escolher a receita mais atrativa. Ao final da divulgação e das votações, será gravado um vídeo com a agricultora cuja receita tiver mais votos. O vídeo será exibido na Semana da Alimentação do Incaper, comemorada em outubro.
Nesta segunda edição serão divulgadas nove receitas, sendo elas: angu de banana-nanica ao molho de peixe, pereveca, xiringa, bolo de banana, filé de tilápia com legumes ao molho de mostarda e mel, pururuca, filé de tilápia ao molho de jussara com purê de mandioca e apressado ou brevidade, além do delicioso sotêco de banana de Viana. As receitas são de agricultores familiares dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Guaçuí, Anchieta, Castelo, Itapemirim e Rio Novo do Sul.
Acesse e vote AQUI




