pube
Concursos

Barista leva produtos do agro capixaba para disputa nacional

Único representante do Estado no Campeonato Brasileiro de Barismo 2022, Marcelo Moreno aposta em ingredientes como mel de cacau de Linhares e cafés das montanhas para se classificar para o Mundial na Austrália

por Redação Conexão Safra

em 23/06/2022 às 11h36

2 min de leitura

Barista leva produtos do agro capixaba para disputa nacional

Foto: divulgação

O barista Marcelo Moreno é o único capixaba no Campeonato Brasileiro de Barismo 2022 que acontece entre os 24 a 26 de junho, durante o São Paulo Coffee Festival, em São Paulo. O vencedor vai representar o Brasil na competição mundial da categoria, que ocorrerá, de 27 a 30 de setembro, na Austrália, durante a Melbourne International Coffee Expo (MICE).

Com sete anos de experiência Marcelo Moreno participa pela primeira vez da disputa e leva para competição produtos da agroindústria capixaba. “Como competidor capixaba fiz questão de escolher um grão do Espírito Santo para competir. Trata-se de um café do produtor Thiago Douro, de Marechal Floriano. Minha apresentação também contara com outros produtos da agroindústria capixaba, como o mel de cacau de Linhares”, explica Moreno.

Para Marcelo participar do campeonato “envolve colocar os conhecimentos sobre o ofício do barista à prova, além de ajudar no desenvolvimento profissional   e da visibilidade para toda cadeia produtiva de café”.

pube

Ao todo 20 profissionais disputam o título da competição. O campeão será aquele que tiver o melhor desempenho no preparo de cafés expressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura.

 

Campeonato Brasileiro de Barismo 2022

O campeonato é integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A análise dos juízes leva em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (expresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso.

A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades.

Realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, o Campeonato Brasileiro de Barista também conta com apoio do São Paulo Coffee Festival nesta edição.