Barista leva produtos do agro capixaba para disputa nacional
Único representante do Estado no Campeonato Brasileiro de Barismo 2022, Marcelo Moreno aposta em ingredientes como mel de cacau de Linhares e cafés das montanhas para se classificar para o Mundial na Austrália
por Redação Conexão Safra
em 23/06/2022 às 11h36
2 min de leitura
O barista Marcelo Moreno é o único capixaba no Campeonato Brasileiro de Barismo 2022 que acontece entre os 24 a 26 de junho, durante o São Paulo Coffee Festival, em São Paulo. O vencedor vai representar o Brasil na competição mundial da categoria, que ocorrerá, de 27 a 30 de setembro, na Austrália, durante a Melbourne International Coffee Expo (MICE).
Com sete anos de experiência Marcelo Moreno participa pela primeira vez da disputa e leva para competição produtos da agroindústria capixaba. “Como competidor capixaba fiz questão de escolher um grão do Espírito Santo para competir. Trata-se de um café do produtor Thiago Douro, de Marechal Floriano. Minha apresentação também contara com outros produtos da agroindústria capixaba, como o mel de cacau de Linhares”, explica Moreno.
Para Marcelo participar do campeonato “envolve colocar os conhecimentos sobre o ofício do barista à prova, além de ajudar no desenvolvimento profissional e da visibilidade para toda cadeia produtiva de café”.
Ao todo 20 profissionais disputam o título da competição. O campeão será aquele que tiver o melhor desempenho no preparo de cafés expressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura.
Mais Conexão Safra
Campeonato Brasileiro de Barismo 2022
O campeonato é integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A análise dos juízes leva em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (expresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso.
A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades.
Realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, o Campeonato Brasileiro de Barista também conta com apoio do São Paulo Coffee Festival nesta edição.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!